Ex-morador de rua supera vício drogas e atinge 920 pontos no Enem

Ex-morador de rua supera vício drogas e atinge 920 pontos no Enem

Foto: arquivo pessoal /

A divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm revelado histórias de superação. Em Teresina, o ex-morador em situação de rua, Alexandre Camilo, atingiu 920 pontos na Redação, uma conquista ainda mais valorosa para ele que morou por nove meses na rua e superou o vício em drogas.

Alexandre- que é carioca- morou por nove meses nas ruas de Fortaleza-CE. Lutando contra a dependência química, o bacharel em Biologia e com mestrado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) veio tentar a vida em Teresina-PI. 

"Minha passagem na rua foi difícil. Morei durante nove meses na rua em Fortaleza. Saí do Rio de Janeiro para tentar a vida lá, mas não consegui e fiquei na rua. Depois, tive problemas com drogas. Sou formado em biologia, tenho mestrado, mas o uso de drogas me afastou da profissão. Saí de Fortaleza pra Tereisna com esperança de mudar de vida e não usar mais drogas. Foi quando minha vida mudou pra melhor. Tive oportunidade. A vida na rua me mostrou que não vale a pena usar drogas", disse Camilo. 

Em Teresina, ele foi acolhido pela Associação Beneficente São Paulo Apóstolo - Pastoral do Povo da Rua de Teresina, entidade credenciada à Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas do Piauí (Cendrogas-PI). Na Capital, ele mudou de vida e também se casou. 

"É uma grande alegria e realização para nós da Pastoral ver a superação e evolução dos nossos acolhidos que estavam nas ruas. É o êxito do nosso trabalho sendo concretizado", avalia o padre João Paulo, coordenador da Pastoral. 

Com o resultado da redação, Alexandre Camilo pretende ingressar no curso Licenciatura Plena em Letras Português.

“Minha preparação foi através de videoaulas pelo YouTube e  um livro de gramática. Gostei muito da temática, por isso sempre esperei uma boa média. Ao acessar o meu resultado, fiquei muito satisfeito. Tenho um livro publicado e desejo cursar Licenciatura Plena em Letras Português”, disse Alexandre Camilo. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *