Após pancadas de chuva que caíram na tarde de ontem (12), os moradores do bairro Samambaia, em Picos, denunciaram diversos prejuízos com a falta de energia elétrica em suas residências.
A energia faltou por volta das 15h30 da tarde de ontem e só chegou normal por volta da madrugada desta terça-feira (13). De acordo com os moradores, em um curto intervalo de tempo na noite de ontem a energia chegou, mas apenas em uma fase, momento que diversos aparelhos eletrônicos foram queimados.
Ainda não se sabe o valor total do prejuízo. Mas segundo relatos dos moradores, quase todas as residências tiveram prejuízos com eletrodomésticos queimados.
De acordo com a aposentada Raimunda Ana, o receptor da antena parabólica da sua casa e mais quatro lâmpadas queimaram com a falta de energia.
Foto: Arquivo da entrevistada
Já na casa da servidora pública Beatriz Borges, o roteador da internet queimou após a queda de energia.
A professora Maria Lucineide Gonçalves, disse a nossa equipe de reportagem que quando a energia chegou, ela ouviu uma explosão vindo do outro lado do bairro, com isso, ela saiu para fora da sua residência e avistou um poste de energia elétrica da comunidade em chamas.
Em contato com outros moradores da comunidade foi possível listar que além de lâmpadas, receptor de antena parabólica e roteador de internet, ainda houve prejuízos com geladeiras, TVs, carregadores de celular, ventiladores, entre outros aparelhos que foram queimados.
Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Equatorial Piauí, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em todo o Estado, para saber sobre o ocorrido e como os consumidores que se sentirem prejudicados devem fazer no momento.
A Equatorial Piauí divulgou uma nota de esclarecimento. Confira:
A Equatorial Piauí esclarece que galhos e estrutura de telefonia tocando a rede elétrica ocasionaram a suspensão do fornecimento no Povoado Samambaia na cidade de Picos. A equipe da distribuidora esteve no local e solucionou a ocorrência.
Em relação à queima de eletrodomésticos, a Equatorial Piauí que está à disposição para atendimento de tais demandas e orienta que o consumidor possa fazer a solicitação para uma visita técnica pelos canais de atendimento, por meio da central 0800 086 0800, pelo site https://pi.equatorialenergia.com.br/ ou de forma presencial nas agências.
No pedido de ressarcimento devem ser relacionados todos os equipamentos que apresentaram problemas e suas respectivas marcas. Durante a visita dos técnicos, será realizada uma avaliação dos equipamentos para identificar se existe nexo causal entre o dano reclamado e alguma ocorrência no sistema elétrico da Distribuidora. O consumidor tem até 90 dias da data do problema relatado pelo cliente na rede de distribuição para fazer o registro da reclamação.