‘A gente tem capacidade de aplicar até mil doses por dia’, diz secretário de Saúde de Picos sobre plano de vacinação contra a covid-19

‘A gente tem capacidade de aplicar até mil doses por dia’, diz secretário de Saúde de Picos sobre plano de vacinação contra a covid-19

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil / Foto: Wesley Monteiro

Na manhã desta quarta-feira (05), o secretário municipal de Saúde de Picos, Aldo Gil, comentou sobre o plano de vacinação contra a covid-19 no município, que segundo ele está acontecendo de modo satisfatório.

Aldo Gil destaca que diversos municípios piauienses estão enfrentando dificuldades em relação a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid, mas ele frisa que não é o caso de Picos, onde até o momento a aplicação segue acontecendo dentro dos conformes.

“A segunda dose aqui no Piauí está tendo um problema, mais de 30 municípios já relataram que estão com falta de vacina para aplicar a segunda dose. Aqui no município de Picos não tivemos esse problema, tivemos esse cuidado desde o início. Toda vida que chega remessa com a segunda dose a gente guarda e fica aguardando chegar o dia de aplicar essas doses no pessoal que tomou a primeira”, afirma.

O secretário de Saúde, Aldo Gil, ressalta que Picos conta com cinco pontos de vacinação espalhados pela cidade e já possui mais dois pontos reservas, se caso precisar. Aldo ainda afirma que a equipe da Secretaria de Saúde do município tem capacidade de vacinar até mil pessoas por dia.

“Temos hoje cinco pontos de vacinação, já temos dois na agulha aí se precisar aumentar, dependendo da quantidade de remessa de vacina que vá chegando. A gente tem capacidade de aplicar até mil doses por dia quando chegar, se chegar a esse ponto de muito, temos como dar vazão rápido, depende da chegada das vacinas. Inclusive temos como aumentar essa capacidade”, disse.

Doses suficientes

Aldo garantiu que o município tem doses suficientes para vacinar os idosos de até 60 anos, e afirmou que toda semana chega mais remessa de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí.

“Então, nós temos vacinas suficiente para até 60 anos. Hoje chega mais uma remessa aí extra que geralmente chega nos sábados, mas hoje tem uma remessa extra de vacina, quando chegar aqui a gente souber a quantidade de doses a gente faz uma suplementação na programação para dar vazão. Então, amanhã (06) provavelmente será aplicada a segunda dose, na sexta-feira (07) volta a ser primeira dose de 61 anos”, finalizou Aldo.

Vacinômetro

De acordo com o Vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, até esta terça-feira (04), 11.154 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Picos, sendo que destes 6.767 já foram imunizados com a segunda dose.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *