Câmara Municipal de Picos realiza reunião para tratar sobre regularização dos entregadores de aplicativos de delivery no município

Câmara Municipal de Picos realiza reunião para tratar sobre regularização dos entregadores de aplicativos de delivery no município

Foto: Wesley Monteiro /

Na manhã desta quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Picos realizou uma reunião com a Associação Comercial de Picos, Câmara de Dirigentes Lojistas de Picos (CDL), Ministério Público, Procuradoria do município, Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Polícia Militar, onde abordaram sobre os problemas causados pelos entregadores de delivery do município e debateram ideias para a categoria.

Além das autoridades de cada secretaria ou órgão citado acima, ainda marcaram presença na reunião os vereadores Valdívia Santos (PT), Gilson Nunes (PTB), Pedro Pio (PP), Zé Luís (MDB) e Filomeno Portela (PP). A reunião aconteceu na sala da Presidência da Câmara.

Foto: Wesley Monteiro 

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Picos, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), a ideia da reunião surgiu após escutar vários depoimentos de pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito causados pelos entregadores de aplicativo de delivery na cidade.

“A reunião foi proposta por a gente para que pudéssemos discutir sobre o problema dos entregadores de delivery de Picos, que tem gerado grande desconforto a sociedade, com muitos acidentes, canos de descargas adulterados, gerando problema sonora e ambiental. Por conta disso, resolvemos discutir e encontrar uma alternativa para minimizar esse problema e a sociedade não sofrer mais, pois inclusive recebemos alguns depoimentos que crianças morreram e pessoas idosas que foram atropeladas ficaram com sequelas”, disse o Presidente da Câmara de Picos.

Presidente da Câmara Municipal de Picos, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB). Foto: Ascom

Chaguinha destaca que a reunião foi bastante produtiva e que a partir de agora caberá a cada órgão realizar a sua parte juntamente com empresários do ramo de delivery para não gerar mais problemas a sociedade picoense.

“Diante da situação foi discutido e ficou acertado que, a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana fará o cadastramento de todos os deliverys, e em seguida a Associação Comercial de Picos junto com a CLD solicitarão aos empresários do ramo para fazer o cadastramento e exigir que os deliveries estejam devidamente regulamentados, que suas motos estejam regularizadas e que eles andem com todos os EPI’s, além de substituir os seus canos de descarga, porque em qualquer acidente que venha acontecer, em qualquer multa que eles vierem a ser penalizados, ela será também levada para o empresário”, explica.

O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos, Major Felipe, disse que o policiamento irá atuar com orientação e fiscalização no trânsito para solucionar o problema da classe.

“Parabenizamos a iniciativa do poder público de estar conosco na questão da fiscalização, muito embora estamos fiscalizando dentro das nossas limitações e acumulações de outras fiscalização como de aglomeração de pessoas e das nossas atividades normais de combate à criminalidade [...] A partir de agora vai ser passado a cobrar desde o cadastro até o compromisso do poder público municipal em reativar um convênio para estar conosco aí convocando Policiais Militares nas folgas deles para dar o suporte para as fiscalizações no trânsito. A gente crê que em um curto prazo, não que a gente não esteja orientando a tropa, fiscalizar, orientando os oficiais que estão de serviços 24h ou 12h a fiscalizar, mas a partir de agora, em um prazo razoável, nós estaremos com operações focadas somente na área de trânsito”, ressalta comandante Major Felipe.

Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos, Major Felipe. Foto: Ascom

O promotor da 7ª Promotoria do Meio Ambiente, Saúde e do Consumidor do Ministério Público, Paulo Maurício, afirma que o órgão dará todo o suporte necessário para garantir a segurança tanto dos entregadores de delivery como da população em geral.  

“O Ministério Público aqui no Estado do Piauí sempre foi protagonista das políticas públicas em torno do trânsito, pois o mesmo está direcionado a proteção da vida, saúde das pessoas. Assim, o Ministério Público tem como objetivo atuar pela saúde da coletividade. Desde o início da implantação da municipalização do trânsito, o Ministério Público tem se engajado. Com a pandemia, o serviço de delivery se expandiu e é um ponto que precisa ser regulamentado para fins de fiscalização preventiva dessa categoria, principalmente em razão dos acontecimentos que tem sido reportados no município de Picos. Vejo que a sociedade civil está engajada, os empresários representados na reunião parecem que entenderam a problemática e necessidade de fiscalização dessa categoria para garantir a segurança da população e o Ministério Público sempre estará apoiando toda e qualquer medida que for em prol da sociedade”, ressalta.

 

 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *