Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Picos divulga programação alusiva para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Picos divulga programação alusiva para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Foto: Mateus Silva /

Com o tema “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil”, a Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, divulgou na manhã desta terça-feira (08), em coletiva de imprensa, a programação completa para o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, que tem como o dia “D” 12 de junho.

Estiveram presentes na coletiva de imprensa, no prédio da SEMTAS, a secretária de Trabalho e Assistência Social de Picos, Marinalva Neiva; o assessor da Procuradoria do Trabalho em Picos, Júlio Cesar Lima; o conselheiro tutelar, Genilson Oliveira; o coordenador do CREAS, Ykaro Santana e demais colaboradores dos órgãos responsáveis.

A secretária de Trabalho e Assistência Social de Picos, Marinalva Neiva, disse que durante toda a semana acontecerá ações de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil. Marinalva ainda destaca que a sociedade ao perceber qualquer situação de trabalho infantil, deve denunciar aos órgãos competentes.

“Na sexta-feira será o dia “D”, onde faremos aqui na frente da secretaria um momento de conscientização, com abertura de faixas mostrando como acontece o trabalho infantil. A gente não pode se calar, temos que denunciar. Estamos buscando sempre está integrando e fazendo parcerias com vários órgãos envolvidos na temática para coibir crimes contra a criança e adolescente”, disse Marinalva.

Secretária de Trabalho e Assistência Social de Picos, Marinalva Neiva. Foto: Mateus Silva

O assessor da Procuradoria do Trabalho em Picos, Júlio Cesar Lima, falou da importância da parceria do órgão com os demais para evitar o trabalho infantil. Segundo Júlio Cesar, a desigualdade social contribui bastante para o trabalho de crianças e adolescentes.

“Para o combate ao trabalho infantil é necessária uma atuação articulada de todos os órgãos, pois o trabalho infantil surge de uma aparência social, que é a miséria, que contribui com o trabalho infantil. A gente tem uma legislação que proíbe o trabalho de crianças e adolescentes, antes dos 14 anos proibição total, a partir dos 14 anos pode trabalhar seguindo a lei do aprendizado. A partir dos 16 anos pode trabalhar se não for em ambiente perigoso, noturno ou insalubre”, afirma Júlio Cesar.

Assessor da Procuradoria do Trabalho em Picos, Júlio Cesar Lima. Foto: Mateus Silva 

De acordo com o conselheiro tutelar, Genilson Oliveira, as denúncias de trabalho infantil aumentou bastante durante a pandemia. Por isso, ele defende a importância de ações de combate ao trabalho de criança e adolescente.

“Com o agravamento da pandemia, a gente percebe que houve um aumento do trabalho informal. A gente sempre recebe as denúncias porque os órgãos de proteções recebem denúncias constantes em relação ao trabalho. Inclusive, a gente recebe muitas denúncias, às vezes até errôneas porque as pessoas não sabem diferenciar o trabalho infantil do que não é”, explica.

Conselheiro tutelar, Genilson Oliveira. Foto: Mateus Silva 

O coordenador do CREAS de Picos, Ykaro Santana, disse que a pasta sempre planeja e executa ações voltadas para o combate ao trabalho infantil, principalmente com orientações para as famílias mais vulneráveis.

“A Prefeitura de Picos e a Secretaria de Trabalho e Assistência Social tem papel fundamental no combate aos crimes voltados à criança e o adolescente. Nós da Semtas temos um trabalho constante voltado para coibir delitos contra o público em questão”, ressaltou.

Coordenador do CREAS de Picos, Ykaro Santana. Foto: Mateus Silva

 

Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO 12 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

TEMA: “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil”

08/06/2021

ABERTURA OFICIAL

· Coletiva de Imprensa acerca da campanha, com representante da SEMTAS, do Conselho Tutelar e do M. Trabalho

09/06 a 30/06/2021:

· Ações pontuais nos CRAS e CREAS o Espaços informativos nos equipamentos; o Mostra fotográfica sobre os tipos de trabalho infantil o Orientações durante os atendimentos aos usuários o Divulgação de vídeos informativos

· Entrevistas nos canais de TV e rádio (datas a definir)

11/06/2021(sexta-feira) – Culminância da Semana

· MANHÃ - Foto oficial com representantes e atores envolvidos na campanha;

· MANHÃ - Apresentação de faixa sobre o tema da campanha, durante a passagem dos carros e pessoas, em frente à Prefeitura Municipal

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *