Secretário de Saúde comunica nova fase de vacinação contra a Covid-19 em Picos

Secretário de Saúde comunica nova fase de vacinação contra a Covid-19 em Picos

Aldo Gil, Secretário de Saúde de Picos / Foto: Mateus Silva 

Na manhã desta quinta-feira, 10 de junho, o Secretário Municipal de Saúde de Picos, Aldo Gil de Medeiros, concedeu entrevista coletiva a imprensa de Picos e falou sobre algumas temáticas relacionadas a vacinação contra a Covid-19 no município. Dentre os assuntos abordados estão, grupos prioritários, remessas de vacinas e vacinação da população em geral e porcentagens que cada seguimento irá receber.

Aldo Gil explicou que a Saúde do município deu continuidade à aplicação das vacinas de acordo com as normas da SESAPI e do Plano Nacional de Imunização (PNI), ao qual, praticamente já concluiu todos os grupos prioritários das 28 etapas, faltando apenas os trabalhadores de limpeza urbana, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo.

“Agora atendendo à solicitação de várias Secretarias Municipais de Saúde, Ministério da Saúde e SESAPI, chegaram ao consenso que a partir de agora todas as remessas de vacinas que chegarem a Picos, 50% delas, serão destinadas para o público em geral de 18 a 59 anos, em idade decrescente, outros 30% das vacinas que chegarem em Picos serão dados a continuidade do PNI, nos grupos que ainda faltamos concluir. E a grande novidade é que 20% dessas doses chegadas ao município, serão destinadas com autonomia dos gestores municipais, então, nós da SMS de Picos, assim como outras Secretarias Municipais terão autonomia de fazer seu Plano Municipal de Imunização independente do Governo do Estado e Federal”, explicou o gestor.

O Secretário afirma que a Coordenação de Imunização e o corpo técnico da SMS já iniciaram as preparações e logísticas para a execução das aplicações dessas vacinas e construção do plano municipal. Aldo Gil também participou de uma reunião com vereadores do município com o intuito de apresentar para eles a proposta do plano e trazer em consideração a opinião dos representantes do legislativo. Pois segundo Aldo, eles são os representantes legítimos do povo picoense.

Secretário Aldo Gil participou de reunião com vereadores, vice-prefeita Xandú e demais representantes políticos. (Foto: Fátima Miranda)

“Amanhã, sexta-feira (11), já queremos apresentar o Plano Municipal para o Conselho Municipal de Saúde, para que no máximo, na próxima segunda-feira (14), já possamos estar divulgando essa programação, referente aos 20% que a SMS de Picos irá administrar. Mas para isso, ouviremos a todas as pessoas que estão ligadas diretamente com o povo e estão por dentro da vacina. Essa decisão do Ministério da Saúde e da SESAPI foi acertada, nos dando essa autonomia, pois cada município tem suas peculiaridades”, falou Aldo Gil.

Em relação a aplicação das vacinas o Secretário Aldo Gil frisa a evolução e a celeridade que o município se encontra com a aplicação das doses. Segundo ele, a Saúde possui uma equipe qualificada, uma boa estrutura e organização. O que define a vacinação é a quantidade de doses que chega ao município. “Faremos de tudo para que as vacinas sejam efetuadas de maneira satisfatória, atendendo a toda população, sem gerar aglomeração, com organização e bom planejamento”, finalizou o Secretário.

Vacinação: Sexta-feira (11) e Sábado (12)

Nesta sexta-feira (11), a vacinação em Picos prossegue normalmente, os grupos que serão atendidos e consequentemente vacinados são: Pessoas com comorbidades de 18 anos e mais; Pessoas com deficiência permanente de 18 anos e mais; Gestantes e puérperas com comorbidades e/ou alto risco de 18 anos e mais; Gestantes e puérperas trabalhadoras da educação; Gestantes e puérperas trabalhadoras da saúde. Esses grupos citados acima serão vacinados no CIEM no horário das 08:00 às 14:00hs.

No sábado (12), a Saúde do município também irá realizar a aplicação de vacinas, o grupo contemplado será os trabalhadores de educação do ensino básico e superior com idades de 18 anos e mais. A vacinação ocorrerá no CIEM das 08:00hs às 12:00hs.

Fonte: Ccom PMP

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *