Setembro Amarelo: Saúde de Picos inicia campanha de valorização da vida

Setembro Amarelo: Saúde de Picos inicia campanha de valorização da vida

Foto: Ccom PMP /

Na manhã desta quarta-feira, 01 de setembro, a Unidade Básica de Saúde Belinha Nunes foi palco da abertura oficial das ações referentes a campanha do Setembro Amarelo em Picos, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através dos Centros de Atenção Psicossocial II e AD.

Estiveram presentes a coordenadora de Atenção Básica, Tânia Luz, representando o secretário de Saúde, Aldo Gil; o presidente da Câmara Municipal de Picos, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB); a vereadora Dalva Mocó (PTB); a coordenadora do CAPS II, Aurilândia Leal; a terapeuta ocupacional, Gekeyla Nogueira, e demais membros e coordenadores da SMS. 

Foto: Ccom PMP

Com o tema “Vidas que ficam, vidas importam”, profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial II e AD debateram com o público presente sobre a importância das ações voltadas para o Setembro Amarelo.

A coordenadora do CAPS II, Aurilândia Leal, destacou que a campanha não só importante durante o mês de setembro, mas sim todos os dias do ano, tanto que os centros desenvolvem ações voltadas para prevenção do suicídio durante o ano todo.

“Trabalhamos com essa temática o ano todo, durante o mês de setembro a gente só intensifica mais ainda a valorização da vida, dando importância principalmente nas UBS, a escuta, o acolhimento, o ouvir e orientar as famílias a procurarem ajuda”, disse.

Aurilândia Leal ainda aproveitou para falar como será a programação da campanha do Setembro Amarelo em Picos.

“Hoje aconteceu a abertura da campanha na UBS Belinha Nunes, e no decorrer do mês a gente vai desenvolver várias atividades, no dia 10, que é o dia ‘D’ da prevenção do suicídio, nós vamos ter um encontro com a rede de Picos, onde nós vamos desenvolver uma roda de conversa e em seguida uma oficina terapêutica, onde vamos apresentar casos e tentar procurar solucionar os mesmos, a gente vai colocar casos reais e existentes dentro da cidade de Picos. Nas segundas e nas quartas teremos sala de espera, onde teremos consulta médica”, explicou.

O presidente da Câmara dos Vereadores de Picos, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB) ressaltou a importância de um profissional na área de psiquiatria para atender a população mais carente de Picos.

“Nós sentimos também a falta de um profissional da área psiquiátrica para atender a população mais carente, isso está sendo levado para Câmara e vamos fazer os requerimentos e encaminhar para os órgãos competentes, junto ao Secretário de Saúde de Picos, o Secretário de Saúde do Estado e ao Governador, para que a gente possa contribuir dentro das nossas possibilidades para um melhor atendimento psicossocial dentro da nossa cidade”, destacou Chaguinha.

Foto: Ccom PMP

Confira a programação completa: SETEMBRO AMARELO

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *