Em Picos, AMVI promove encontro com prefeitos e discute melhorias para a Região do Vale do Itaim

Em Picos, AMVI promove encontro com prefeitos e discute melhorias para a Região do Vale do Itaim

Foto: Júnior Oliveira /

Na manhã desta sexta-feira (03), o auditório do Picos Hotel, na cidade de Picos, foi palco de uma reunião da Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI). Mais de 20 prefeitos da região participaram do evento, que tem como finalidade debater várias pautas de interesse social e econômico de cada município.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI), o prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, conhecido por Toninho de Caridade, conduziu o evento e destacou a importância de cada gestor no encontro, pois foi um momento onde todos expuseram os seus pensamentos e debateram ideias para melhorar a gestão pública.

“Foi uma reunião bastante positiva, mais uma vez os gestores compareceram, sinal que todos estão preocupados em melhorar a gestão pública e ao mesmo tempo aperfeiçoar e trocar ideias. Então isso é muito importante para regionalidade, é importante para o municipalismo e o que a gente pode ser é grato por eles confiar na gente está à frente dessa instituição e ao mesmo tempo estarmos juntos buscando melhorias para o nosso povo”, disse o presidente da AMVI.

Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI), o prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva.

Toninho de Caridade ainda destacou a relevância dos municípios do Vale do Itaim estarem integrados nessa luta, pois a associação visa captar inúmeros recursos para todos os municípios.

“O momento que a gente vive, principalmente os municípios seis que são praticamente 80% do estado, a gente busca captar recursos e trabalhar de forma eficiente com aquilo que a gente tem. Então é importante essa integração para que a gente possa, além de buscar recursos, está trabalhando com o pouco que temos e de forma eficiente, para assim melhorar a vida de cada cidadão de cada município que representamos”, afirmou Toninho.


O prefeito de Picos, Gil Paraibano, durante a sua fala destacou a importância do REUB como alternativa para desburocratizar e agilizar o processo de regularização imobiliária.

Prefeito de Picos, Gil Paraibano. 

Raimundo Júlio, que é prefeito do município de Queimada Nova, enfatizou a contribuição de cada palestra realizada durante o evento, e destacou que o município está pronto para receber as ações da AMVI.

“O presidente Toninho trouxe várias palestras importantes para cada um de nós gestores. Foi falado do campeonato regional que vai acontecer e também quero dizer que estamos disponíveis para as próximas regiões. Temos vários times no nosso município, atualmente com a seleção vencemos o campeonato da uva e com certeza iremos participar do campeonato da AMVI”, ressaltou Raimundo Júlio.

Raimundo Júlio, prefeito do município de Queimada Nova.

Diretamente do município de Patos do Piauí para a reunião da AMVI em Picos, o prefeito Joaquim Neto, disse que todos os gestores estão passando por dificuldades diante do momento pandêmico, mas com as contribuições das palestras da AMVI, os prefeitos saíram com várias ideais de seguir em frente em prol do desenvolvimento de cada localidade.

“Sabemos que hoje as gestões estão bem complicadas, tanto na escassez de recursos quanto na parte de administração. Fomos bem orientados hoje pelos palestrantes e vamos seguir essas regras de apresentar a nossa equipe do município de Patos do Piauí. Vamos colocar o nosso time de Patos, temos bons jogadores e sempre fomos bem sucedidos na escala do esporte da microrregião. Tenho certeza que vamos ficar bem colocados. Esporte é lazer! joguei por muito tempo e faz muito bem para a saúde de todos os seres humanos”, frisou o prefeito de Patos do Piauí.

Prefeito de Patos do Piauí, Joaquim Neto.

O prefeito de Lagoa do Barro do Piauí, Gilson Nunes, não mediu esforços e compareceu na reunião da AMVI, onde destacou a contribuição que o Tribunal de Contas do Estado deixou para todos os gestores através das palestras, principalmente no que se referiu a da FUNDEB.

“Foi um encontro muito produtivo, inclusive do Tribunal de Contas, que esteve aí orientando os prefeitos com relação ao FUNDEB e outras questões também apresentadas na reunião. Teve a apresentação de várias consultorias, a explanação de alguns caminhos onde os municípios podem conseguir recursos, e de certa forma foi uma troca de experiência entre os gestores de diversos municípios que possuem suas diversidades, mas também tem muitas coisas em comum”, destacou Gilson Nunes.

Prefeito de Lagoa do Barro do Piauí, Gilson Nunes.

O prefeito Gederlanio Rodrigues de Oliveira, de Jacobina do Piauí, conhecido por GD, também participou da reunião onde aproveitou o momento do seu discurso para solicitar ao governo do Estado, que seja implantado um profissional de neurocirurgião no Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

“Queria aproveitar esse momento aqui com os colegas prefeitos para a gente fazer uma reivindicação ao governo do Estado. No Hospital Regional Justino Luz tem uma falta de um profissional na área de neurocirurgião, devido a falta desse profissional perdemos muitas vidas, mortes que poderiam ser evitadas na macrorregião, onde são 42 cidades que dependem do Hospital de Picos. Então conto com a assinatura de todos os gestores aqui presentes para juntos buscarmos esse serviço para o Hospital da nossa região”, enfatizou GD.

Prefeito Gederlanio Rodrigues de Oliveira, de Jacobina do Piauí.

As pautas que foram debatidas na reunião da AMVI foram: o Programa Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), a regularização fundiária urbana (REUB), a recuperação do Fundeb dos últimos cinco anos, a implantação do sistema informatizado da administração pública e a recuperação dos impostos IOF e USO.

Gestores presentes

Além do prefeito Toninho de Caridade, presidente da AMVI, e do vice Edilson Brito (de Vila Nova), também estiveram presentes os prefeitos Gil Paraibano (de Picos), GD (de Jacobina), Ademar Carvalho (de Belém), Adeilson Antão (de Francisco Macedo), Corinto Matos (de Marcolândia), Zé Wlisses (de Simões), Gilson Nunes (de Lagoa do Barro), Raimundo Júlio (de Queimada Nova), Rivaldo Carvalho (de Massapê), José Valdinar (de Padre Marcos), Dr. Carlim (de Vera Mendes), Joaquim Neto (de Patos), Luís José (de Francisco Santos), Eudes Ribeiro (de Fronteiras), Filipe Gonçalves (de Caldeirão Grande), Milton Rodrigues (de Floresta), Barroso Neto (de Santa Cruz), Paulo Sérgio (de Acauã), Edilson Brito (Vila Nova do Piaui), Dr. Tico (Campo Grande do Piauí) e Admaelton Bezerra (de São José do Piauí).

 

Fotos: Júnior Oliveira 

 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *