SEMTAS promove palestra sobre os direitos das crianças durante a VII Semana do Bebê

SEMTAS promove palestra sobre os direitos das crianças durante a VII Semana do Bebê

Foto: Ccom PMP /

Em continuidade as atividades da “Semana do Bebê”, a Prefeitura Municipal de Picos, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou o Dia “D” da Assistência Social.

O evento ocorreu na manhã de hoje no CRAS do Parque de Exposição e envolveu, além da sociedade em geral, órgãos vinculados diretamente com o desenvolvimento da criança e do adolescente, como a Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar, Selo UNICEF e Programa Criança Feliz.

Na oportunidade, a Assistente Social Ana Márcia, deu uma palestra acerca dos direitos da criança e do adolescente expressos no Estatuto da Criança e do Adolescente. “É fundamental que a sociedade, pais ou responsáveis tenham a ciência da responsabilidade no desenvolvimento da criança desde seu nascimento. Por isso a importância desse evento”, disse.

O coordenador de saúde da criança e do adolescente de Picos, Marciel Pio, destaca o engajamento da administração do Prefeito Gil Marques de Medeiros junto ao público em questão. “O prefeito Gil Paraibano e o Secretário, Aldo Gil, estão em total sintonia com o desenvolvimento desse público. Abraçamos a causa e faremos o necessário em favor desta questão”, salienta o gestor.

A “Semana do Bebê” é uma estratégia de suma importância para assegurar a atenção necessária para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

“A Assistência Social, vem desenvolvendo inúmeras ações que objetivam fortalecer a garantia dos direitos para todas as crianças antes mesmo de seu nascimento, poder unir forças com outras secretarias municipais que igualmente desenvolvem ações de caráter semelhante é uma felicidade para todos nós que fazemos a secretaria,” ressaltou a Secretária Marinalva Lima.

Semana do Bebê

Os cuidados com a saúde das crianças nos primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral. Por isso, a primeira infância deve ser prioridade na agenda dos municípios.

UNICEF Brasil

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade.

Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.

Nesse sentido, a mobilizadora do Selo Unicef na saúde em Picos, Luana Chagas, avalia que o evento é salutar frente á consolidação do mesmo junto á educação municipal, dentre outros aspectos.

“O Selo Unicef tem por metodologia realizar ações na rede de atenção, que é a educação, saúde, assistência social, ou seja, órgãos da sociedade em geral. Por isso é fundamental que esses eventos sejam realizados juntos ás comunidades”, explica.

Já o vice-presidente do Conselho Tutelar de Picos, Genilson Oliveira, afirma que direitos fundamentais da criança e do adolescente devem ser garantidos desde seu nascimento.

“Os órgãos públicos e sociedade têm que assegurar esses direitos de forma plena e segura, além de darmos visibilidade á sociedade para que ela tome conhecimento”, sublinha.

 

Fonte: Ccom PMP

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *