Piauí ainda não registrou casos de 'flurona', garante Florentino Neto

Piauí ainda não registrou casos de 'flurona', garante Florentino Neto

Foto: Paula Sampaio/ Cidade Verde /

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto (PT), informou nesta segunda-feira (10), que o Piauí ainda não registrou nenhum caso da chamada “flurona”, infecção simultânea pelo coronavírus e influenza, vírus causador da gripe. 

“Não tivemos casos registrados ainda o nosso Lacen e a Vigilância epidemiológica estão atentos. Temos o Centro de Investigação e Vigilância e Investigação em Saúde com toda a atenção”, afirmou o gestor. 

Conforme dados repassados pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), o Piauí tem 69 casos positivos de H3N2 e a morte de uma idosa de 72 anos pela doença.  Já os casos de Covid-19 no estado somam 344 mil em todos os municípios piauienses. 

O secretário aproveitou para reforçar a necessidade da vacinação, neste momento em que o estado enfrenta uma alta simultânea das duas doenças, inclusive, para as crianças entre 5 e 11 anos. 

A previsão de chegada do primeiro lote do imunizante da Pfizer para a faixa etária está prevista para o dia 15 de janeiro. 

Florentino Neto reforçou também que, por outro lado, a Sesapi trabalha com a vigilância para identificar novos casos e garantiu que o sistema de saúde do estado está preparado para atender a crescente demanda. 

“O que posso dizer é o seguinte: o que funciona em um momento de pandemia como esse é a vigilância em saúde e nosso sistema está funcionando em articulação com os municípios, porque temos que ter a mais rápida identificação de casos para que tomemos as providências cabíveis”, declarou.  

 

Fonte: Cidade Verde

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *