Polícia Civil registra aumento de 67% dos inquéritos em 2021

Polícia Civil registra aumento de 67% dos inquéritos em 2021

Foto: Reprodução /

A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da Delegacia Regional de Picos divulgou, na última terça-feira, 11 de janeiro, o balanço geral de todas as operações realizadas no ano de 2021 em Picos e região.

Na estatística, a Polícia Civil de Picos divulgou a quantidade de inquéritos instaurados, prisões por mandado, buscas realizadas, prisões lavradas na Central de Flagrantes e o número de armas apreendidas durante todo o ano de 2021.

De acordo com os dados, foram 654 inquéritos policiais instaurados em 2021 contra 393 de 2020, o que corresponde a um aumento de 67% no número de inquéritos policiais instaurados. Segundo a Polícia Civil, a quantidade de inquéritos favoráveis durante o ano de 2021 é resultado de mais servidores trabalhando na Delegacia Regional de Picos.

“Esses números mais favoráveis são reflexos das nomeações de mais servidores para a Polícia Civil de Picos. Em 2021, 11 novos servidores passaram a trabalhar nesta circunscrição policial”, disse a PC.

Dos 654 inquéritos policiais, 395 emanam de prisões lavradas na Central de Flagrantes – essas prisões são oriundas de conduções realizadas por Policiais Militares e Policiais da Polícia Rodoviária Federal (além da Polícia Militar de Jaicós aos finais de semana), enquanto que 259 foram instaurados mediante edição de Portaria (a investigação é deflagrada sem a prisão e ocorre após a lavratura do Boletim de Ocorrência ou, por exemplo, requisição do Ministério Público).

Segundo os dados, de 84 mandados de prisões cumpridos na região (prisões preventivas ou definitivas), 35 foram cumpridas pela Polícia Civil. A estatística mostra que houve o cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão. 82 armas foram apreendidas na Central de Flagrantes de Picos (armas apresentadas por Policiais Militares, Policiais da PRF e Policiais Civis).

A Polícia Civil de Picos ainda informou que a instituição é composta em seu setor investigativo por 1º, 2º, 3º Distritos, DEAM, DHTL, Regional e Central de Flagrantes.

“A Polícia Civil é ainda responsável por atuar em 15 municípios, sendo eles: Picos, Sussuapara, Francisco Santos, São João da Canabrava, São José do Piauí, Monsenhor Hipólito, Dom Expedito Lopes, Itainópolis, Vera Mendes, Santana do Piauí, Geminiano, Bocaina, Aroeiras do Itaim, Santo Antônio de Lisboa e São Luís do Piauí, sendo que os finais de semana, a Polícia Civil de Picos responde por Jaicós”, diz.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *