Estudantes de escolas públicas recebem orientação socioemocional

Estudantes de escolas públicas recebem orientação socioemocional

Foto: CCOM PI /

Diálogos com adolescentes de forma didática e educativa, abordando temas relacionados a superação dos pensamentos negativos, prevenção ao suicídio, mutilação,bullying, entre outros assuntos, tem sido a proposta de equipes formadas por assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos e advogados que percorrem as escolas públicas do Piauí. As equipes Multiprofissionais, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), também firma parcerias com outras instituições e profissionais liberais para levar esse apoio tão necessário às escolas na atualidade.

Um desses momentos aconteceu nesta terça-feira (10), quando a equipe Multiprofissional da 13ª Gerência Regional de Educação (GRE) e a ONG Help realizaram uma palestra no Centro de Tempo Integral (CETI) Moderna, localizado em São Raimundo Nonato, 550 Km de Teresina.

Maurício Moureira, assistente social da equipe Multiprofissional, revela que a palestra foi mediada por Salvador Denes, coordenador da Instituição Help, com apoio da psicóloga Taniely Santana, a psicopedagoga Auricinéia Costa, e a advogada Leila Pereira, também da equipe da 13ª GRE.

“Ele faz uma motivação através da palestra sobre superação dos pensamentos negativos e valorização da vida. Então, trouxermos ao CETI Moderna pra fazer esse momento com funcionários e alunos onde conversamos sobre várias temáticas, fizemos dinâmicas com os adolescentes. Estamos com essa proposta e levar esse momento pra outras escolas, pois aqui os alunos gostaram muito”, relata Maurício.

A estudante Iara Bernardo da Silva, da 1ª série do Ensino Médio do CETI Moderna, destaca a necessidade que os jovens têm nos dias atuais de ter esse apoio socioemocional.

“Eu achei essa iniciativa muito importante e acho que deveriam acontecer mais eventos como esse, não só aqui na escola, mas na cidade, em praças, em diversos lugares. Ajudou em minha vida e na vida de diversos amigos a pensar que eu consigo controlar meus pensamentos e que eles não são maiores que eu, mas sim eu posso os controlá-los. Vemos jovens com crise de ansiedade e não sabemos como ajudar essas pessoas”, afirma a estudante.

Outra ação que tem como proposta salvar vidas por meio de manifestações artísticas e rodas de conversas é a caravana do Projeto “Educação Pela Vida”, com ações nas escolas públicas com o objetivo de trabalhar questões socioemocionais dos estudantes. O projeto também conta com a participação das equipes Multiprofissionais da Seduc.

 

Fonte: CCOM PI 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *