Piauí usará urnas eletrônicas 18 vezes mais rápidas que modelos anteriores

Piauí usará urnas eletrônicas 18 vezes mais rápidas que modelos anteriores

Fotos: Déborah Radassi /

Das mais de dez mil urnas eletrônicas que serão usadas no Piauí para as eleições deste ano, 4.220 delas serão de novos modelos desenvolvidos para o pleito de 2022. Além de mais modernos e de fácil manutenção, Anderson Lima, secretário de tecnologia da informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), explica que os equipamentos possuem um maior poder de processamento de dados.

“As principais vantagens estão relacionadas à velocidade das urnas eletrônicas, que são bem mais rápidas que o modelo anterior. O novo modelo é 18 vezes mais rápido que o de 2015. Além disso, houve modificações no terminal do mesário, que agora tem tela touchscreen, que vai permitir ao mesário usar o equipamento de uma maneira um pouco diferente, e a bateria delas tem uma longevidade maior”, pontuou o servidor. 

De todo o lote de novas urnas eletrônicas que devem ser enviadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o TRE-PI já recebeu 2.350 dispositivos. Todo o equipamento é avaliado assim que chega à Seção de Voto Informatizado (SEVIN) e passa por uma bateria de testes de integridade até o dia de votação. 

“Quando recebemos esse equipamento do fabricante fazemos um procedimento de testes para saber se os componentes estão funcionando como o esperado. Também fazemos a certificação, que é quando colocamos as informações nas urnas nelas que só permitem a execução de programas desenvolvidos pela Justiça Eleitoral", enfatiza Lima.

 

Além das novas urnas eletrônicas, serão usadas no Piauí 1.253 do modelo 2009, 2.127 do modelo 2010, 913 do modelo 2011, 395 do modelo 2013 e 1.709 do modelo 2015. Apesar da variedade de versões de equipamentos, o técnico do TRE-PI ressalta que não há mudança em relação ao procedimento de votação.

"Essas urnas eletrônicas tem um funcionamento similar às anteriores, então o eleitor pode ficar tranquilo que a forma como ele votava nas antigas vai continuar o mesmo, a diferença é mais no aspecto do formato e na velocidade dos componentes internos da urna, mas para o eleitor a experiência será a mesma", finalizou o servidor.

 

 

Fonte: Cidade Verde 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *