Em Picos, alunos realizam manifestação contra cortes no orçamento das instituições federais

Em Picos, alunos realizam manifestação contra cortes no orçamento das instituições federais

Foto: Wesley Monteiro /

Os estudantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus de Picos realizaram, na manhã desta quinta-feira, 09 de junho, uma manifestação unificada contra cortes no orçamento das universidades e institutos federais. O ato recebeu o nome de “Tira mão da Federal” e  reuniu dezenas de estudantes.

A concentração aconteceu na Praça Félix Pacheco, no Centro de Picos, onde os alunos confeccionaram os cartazes e pintaram algumas partes do corpo com as cores do IF. Logo em seguida, os estudantes saíram em manifestação por algumas ruas do Centro.

Os alunos do IFPI de Picos manifestaram os cortes no orçamento das instituições em todo o país. Ao todo, haverá uma diminuição no repasse de 18,16% no orçamento discricionário de todas as 69 universidades federais do Brasil.

De acordo com o professor de Artes do IFPI de Picos, Jânio Tavares, os alunos serão os mais prejudicados, se caso, vier acontecer os cortes no orçamento dos institutos.

“Essa luta é dos estudantes pois eles são os mais afetados com esses cortes, não só dentro das salas de aulas, mas nas relações interpessoais, pois é onde se constrói também a educação. Então, estamos aqui incentivando os alunos a lutar pelos seus direitos”, disse.

Professor de Artes do IFPI de Picos, Jânio Tavares

Jânio Tavares ainda afirmou que está bastante preocupado com a situação da educação dos institutos federais do país, principalmente com o IFPI de Picos, instituição na qual ele ministra aulas.

“Sim. Estou muito preocupado, pois uma educação pública de qualidade ela é essencial para transformação de vidas. Então, precisamos incentivar o ensino, a pesquisa e a extensão, tudo isso precisa de incentivo no dia a dia para que ela cresça, onde precisa ser investido agora para ser colhido futuramente”, destacou o professor.

O aluno do 2º ano de informática, Marlon Marques, disse que os cortes no orçamento das instituições afetarão despesas básicas, como contas de água, luz, contratos com empresas de segurança, bolsas de pesquisa, alimentação e apoio a alunos carentes, além de pesquisas acadêmicas.

“Vamos ter muito a perder porque na nossa escola a verba que está tendo já não é suficiente, estamos tendo cortes de pessoas que precisam usar o refeitório, pois como todos sabem estudamos em tempo integral, ou seja, manhã e tarde, com isso, precisamos almoçar na escola. Vai afetar também a questão da pesquisa cientifica, a nossa instituição tem muita pesquisa. Na questão da segurança da IES, o Campus do IFPI de Picos é enorme e só conta com dois seguranças”, citou o estudante.

Aluno Marlon Marques

 

 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *