Piauí é o estado do Nordeste com mais municípios sem cobertura de rede 4G

Piauí é o estado do Nordeste com mais municípios sem cobertura de rede 4G

Foto: Reprodução /

Um mapeamento da  Confederação Nacional de Municípios (CNM), a partir de dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), constatou que o Piauí é o estado da região Nordeste com a maior quantidade de municípios sem cobertura de rede móvel 4G, cinco no total. Veja a lista:

  • Buriti dos Montes
  • Cristalândia do Piauí
  • Hugo Napoleão
  • Milton brandão
  • Sebastião Barros

Em todo o Brasil, 89 cidades ainda aguardam a chegada da quarta geração de internet móvel, 24 delas localizadas na região Nordeste. Os estados de Mato Grosso e Goiás, no Centro-Oeste do país, lideram essa estatística com 17 e 11 municípios, respectivamente. A estimativa é que o problema afete mais de 731 mil pessoas.

Sem cobertura 4G, estes locais contam apenas com as redes 2G ou 3G, consideradas insuficientes para o acesso ágil a serviços bancários, educação à distância e informativos de saúde. Para a CNM, "os municípios têm papel importante em revisar suas legislações e criar mecanismos que incentivem a instalação de antenas nas áreas menos favorecidas".

Por outro lado, a entidade municipalista enfatiza que "o governo federal precisa avançar em políticas públicas de inclusão digital para viabilizar o acesso aos serviços de internet pela população mais vulnerável, que não tem condições de pagar preços comerciais pelo serviço". 

 

 

 

Fonte: Cidade Verde com informações da CNM

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *