TRE inicia hoje escolha de mesários para atuar na eleição de outubro

TRE inicia hoje escolha de mesários para atuar na eleição de outubro

Foto: TRE-PI /

A Justiça Eleitoral iniciou nesta terça-feira (05) o processo de escolha dos mesários que vão atuar na eleição de outubro. Até o início do mês de agosto, os juízes eleitorais nomearão os eleitores que farão parte das mesas receptoras de votos e de justificativas. Também serão escolhidas a pessoas que darão apoio logístico nos locais de votação. 

A participação como mesário pode ocorrer de forma voluntária, quando o eleitor manifesta o desejo para a justiça eleitoral, ou através de uma convocação do juiz. Quem for convocado e recusar, precisa apresentar uma justificativa para conseguir a liberação. 

"Na verdade, o trabalho como mesário é um trabalho obrigatório, é uma convocação. Nos últimos 20 anos, a Justiça Eleitoral tem incentivado cada vez mais o voluntariado, para que a pessoa que vá trabalhar, vá de livre espontânea vontade, mas ainda é uma convocação. Então, se você for convocado, você só pode ser dispensando se apresentar uma justificativa para essa dispensa”, explicou o chefe de orientação das zonas eleitorais, Hugo Leonardo. 

Quem atua como mesário tem direito a dois dias de folga para cada dia de convocação para o trabalho junto à Justiça Eleitoral. Além disso, os mesários também têm direito à isenção no pagamento de inscrição de  concursos públicos. 

“O mesário é essencial. A gente sempre diz que sem o mesário a eleição não sai. Com todos os servidores da Justiça Eleitoral, no Brasil todo, a gente não conseguiria fazer eleição em um único estado da federação. Então, o mesário tem esse papel importante de ficar recepcionando os eleitores em cada um dos locais de votação”, reforçou Hugo Leonardo. 

 

Fonte: Cidade Verde 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *