Mutirão de cirurgias de catarata trata mais de 200 pacientes em Picos

Mutirão de cirurgias de catarata trata mais de 200 pacientes em Picos

/

Cerca de 230 pessoas devem ser operadas no mutirão de cirurgias de catarata, que está acontecendo no prédio do antigo Espaço Cidadão, em Picos, localizado na Avenida Getúlio Vargas. O mutirão de catarata foi organizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Picos.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Picos, as cirurgias para os picoenses tiveram início nesta terça-feira, 01 de fevereiro, onde foram operados 26 pacientes. Já na manhã desta quarta-feira (02), mais 83 pacientes foram cirurgiados. Na parte da tarde, 60 serão operados, e nesta quinta-feira (03), mais 60 pacientes passarão pelo procedimento cirúrgico de catarata.

A assistente social da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, Edilma Maria, explicou como ocorreu o processo de seleção dos pacientes que estão sendo beneficiados pelo mutirão de catarata.

“Foi um trabalho árduo que começou pequenininho, onde veio direcionado por um ofício do Estado, que veio específico para dois públicos: o primeiro foi aquele de pacientes que fizeram sua primeira cirurgia no ano de 2019. A gente tinha uma lista de controle de todos aqueles pacientes que participaram do mutirão em 2019. O outro público é daqueles pacientes que estão na fila do Gestor Saúde, que é um programa que garante o acesso desses pacientes ao referido serviço”, explicou.

Assistente social da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, Edilma Maria

Edilma Maria destacou que através da rede Gestor Saúde, as equipes conseguiram êxito em localizar uma grande parte das pessoas cadastradas no programa.

“Pela rede Gestor Saúde fomos buscar em suas localidades através de toda a equipe de saúde da família, através dos agentes comunitários onde conseguimos localizar uma boa parte dessas pessoas”, afirmou.

A assistente social ressaltou que após as vagas preenchidas pelos dois públicos específicos do ofício encaminhado pelo estado, a Secretaria de Saúde de Picos abriu as vagas para a população em geral que precisasse fazer a cirurgia.

“Preenchidas essas vagas de pacientes que apareceram lá em novembro do ano passado, abrimos as que sobrou para a população em geral, que também foi buscada através da atenção básica. Aqueles pacientes de suas respectivas áreas que não conseguiram fazer a cirurgia ainda, entraram na lista”, destacou.

Todos os pacientes passam por um teste rápido para a Covid-19, antes do procedimento cirúrgico. Caso o teste apresente resultado positivo, imediatamente, a pessoa é encaminhada para um laboratório para fazer o reteste. Após a cirurgia, os pacientes recebem as orientações pós-operatório dos médicos e, no dia seguinte, os mesmos são encaminhados para a Unidade Escolar Vidal de Freitas, onde estão acontecendo os retornos clínicos.

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *