Sala Lilás é inaugurada para acolher mulheres vítimas de violência em Picos

Sala Lilás é inaugurada para acolher mulheres vítimas de violência em Picos

Foto: Jesika Mayara /

Na manhã desta quarta-feira, 23 de fevereiro, o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Picos e, a Polícia Civil, através da Delegacia Regional de Picos, realizaram a inauguração da Sala Lilás na Central de Flagrantes. A sala recebeu o nome do escrivão da Polícia Civil “Abelardo José de Oliveira”, que morreu vítima de um acidente de trânsito no mês passado.

Estiveram presentes na inauguração o promotor de Justiça, Cleandro Alves de Moura; o delegado regional da Polícia Civil, Rodrigo Morais; a promotora de Justiça, Romana Leite; a delegada da mulher de Picos, Maria Rubiane Nunes Belém; delegados, integrantes da Justiça e familiares do policial Abelardo Oliveira (in memoriam).

Segundo a promotora Romana Leite, na sala, a vítima terá a oportunidade de receber atendimento mais humanizado e sem contato com o agressor, onde suas necessidades serão atendidas.

“O acesso é exclusivo e a vítima não terá mais contato com o agressor, assim como a outras vítimas de outros crimes. Nessa sala ela receberá um atendimento personalizado, onde será ouvida e terá as suas necessidades atendidas. Não vamos deixar de punir o agressor, mas queremos saber o que a mulher precisa para que ela possa superar esse ciclo de violência”, disse.

Promotora Romana Leite

A delegada da Mulher de Picos, Rubiane Nunes, falou sobre o principal objetivo da Sala Lilás e como acontecerá o atendimento no local.

“O objetivo dessa sala é que na hora que ela for procurar atendimento seja um momento mais tranquilo e confortável. Inclusive, a policial que fará o atendimento é formada em psicologia, ou seja, está preparada para realizar todo o acolhimento da vítima”, destacou.

Delegada da Mulher de Picos, Rubiane Nunes

A reforma e os móveis foram custeados pelo Ministério Público, enquanto a Polícia Civil irá cooperar com o trabalho. A sala é a primeira do Piauí.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *