A época do B-R-O-BRÓ vem se aproximando, então, devemos redobrar os cuidados com a pele. Entrevistamos a medica dermatologista, Jéssica Duarte Antão, que falou sobre os cuidados, a importância do protetor e os tipos de pele.
1-Quais são os tipos de pele e como identificar?
Existem 6 fototipos de pele. Fototipo 1: pele muito branca (sempre queima, nunca bronzeia, muito sensível ao sol). Fototipo 2: pele branca (sempre queima, bronzeia muito pouco, sensível ao sol). Fototipo 3: pele morena clara (queima moderadamente, bronzeia moderadamente, sensibilidade normal ao sol. Fototipo IV: pele morena moderada, queima pouco, sempre bronzeia, sensibilidade normal ao sol. Fototipo V: pele morena escura, queima raramente, sempre bronzeia, pouco sensível ao sol. Fototipo VI: pele negra, queima raramente, totalmente pigmentada, minimamente sensível ao sol.
2- O protetor deve ser o mesmo ou diferente para rosto e corpo?
O ideal é ser diferente. Usar protetor somente para rosto e somente para corpo, pois a cosmética do protetor do rosto costuma ser mais sequinha, o que se adequa melhor a pele e a adesão do paciente ao uso.
3- Qual é a quantidade que o protetor deve ser aplicado?
Equivale a 1 colher de chá para rosto e pescoço ou aplicar 2 camadas, uma seguida da outra.
4- O protetor deve ser retocado em que frequência?
Idealmente 3/3h.
5- Alimentação e o consumo de água interferem na pele?
Sim, alimentos saudáveis, como frutas e verduras contém antioxidantes, que reduzem o processo de envelhecimento da pele. A água ajuda a manter a pele hidratada.
6- O nosso corpo precisa de sol, qual horário é benéfico?
Exposição até as 9h ou após as 16h, média de 5 minutos 3x na semana.
7- Quais são os tipos de câncer de pele mais comum?
Carcinoma basocelular e espinocelular, são as mais comuns.