Carnaval 2025: confira dicas para curtir com segurança

Carnaval 2025: confira dicas para curtir com segurança

Foliões no carnaval / Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Com a proximidade da chegada do carnaval, os foliões devem redobrar a atenção para aproveitar a festa de forma segura, preservando a saúde, o bem-estar e a segurança.

O carnaval é um período em que o consumo de bebida alcoólica aumenta significativamente. Por esse motivo, é importante a conscientização sobre o uso responsável do álcool durante as festividades.

Se for dirigir, não beba. Álcool e direção pode trazer inúmeros riscos e causar graves acidentes. Portanto, se for beber, opte por transporte público, táxi, aplicativos, carona ou peça para um amigo que não tenha consumido álcool dirigir.  

Se for pegar a estrada no carnaval, verifique se o veículo está em boas condições. Verifique óleo, freios, pneus e leve todos os documentos necessários.  

Não é não! Importunação sexual é crime e a pena pode variar de um a cinco anos de prisão, e vale homens e mulheres. O assédio acontece com toques invasivos, beijos forçados, gestos obscenos.

Com a aglomeração, os cuidados devem ser redobrados, como evitar mexer no celular, guardar o dinheiro, pertences, documentos, evitar pagar com pix, apagar os aplicativos de banco, levar o mínimo possível. Essas medidas e cuidados reduzem os riscos de roubo.

O Governo do Piauí, através da Secretaria Estadual das Mulheres, órgãos parceiros e sociedade civil, lançou, uma campanha de carnaval contra a importunação sexual. Com o tema “Só se eu quiser… #Não é Não!”, a iniciativa busca conscientizar a população contra a importunação sexual e a violência de gênero.

A secretaria reforça o Protocolo ‘Ei, mermã, não se cale’, um programa do Estado que atende 24 horas por dia através do número de WhatsApp: 0800 000 1673. Esse serviço também estará ativo durante o período de Carnaval.

Cerca de 2 mil policiais militares vão reforçar a segurança de diversas regiões do Piauí, no carnaval de 2025. As ações policias iniciam nesta sexta-feira (28) e vão até o dia 05 de março.

Com as campanhas educativas e informações, é possível reduzir o índice de acidentes e a violência relacionada ao consumo de álcool.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *