Cadastro no Programa de Aquisição de Alimentos encerra dia 28 de março

Cadastro no Programa de Aquisição de Alimentos encerra dia 28 de março

Secretária de Agricultura, Fátima Sá / Foto: CCOM

A secretária de Agricultura e Abastecimento de Picos, Fátima Sá, comentou sobre as inscrições relacionadas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o qual visa o incentivo à agricultura familiar, garantindo o acesso à alimentação, além de subsidiar para os alimentos cheguem na mesa de quem mais precisa.

“Estamos chamando a atenção das associações e cooperativas para se cadastrarem no PAA até o dia 28 de março, na Secretaria Municipal de Agricultura, na Saf ou na Conab no bairro Junco”, lembra a gestora.

Estão aptos a participar do PAA, entidades de classe devidamente cadastrados como agricultores familiares e suas organizações, entidades da rede socioassistencial, entidades das redes públicas de saúde e educação.

Sobre o PAA

O PAA é a sigla para Programa de Aquisição de Alimentos, um programa do Governo Federal que compra alimentos da agricultura familiar. O objetivo é distribuir gratuitamente esses alimentos a quem não tem acesso a uma alimentação adequada.

Durante seus objetivos, o incentivo a agricultura familiar, a promoção do acesso á alimentação e a garantia de que os alimentos cheguem na daqueles que necessitam, figuram na sua pauta central.

Como funciona o PAA?

  • O PAA é executado por meio de Termos de Adesão com Estados e Municípios
  • A campanha Nacional de Abastecimento (Conab) tamém pode executar o PAA
  • Os agricultores vendem alimentos ao Governo Federal a valores entre o preço mínimo e o preço de mercado

Os alimentos oriundos do PAA são distribuídos entidades de classe como cozinhas comunitárias, restaurantes populares, rede pública e filantrópica de ensino, redes públicas de saúde e justiça.

As inscrições acontecem até o próximo dia 28 deste mês de março, nos órgãos locais como a própria Secretaria Municipal de Agricultura, na Saf ou na Conab.

“É bom que se diga: só podem se inscrever aquelas entidades que estiveram regulares mediante sua própria legislação. Vamos lembrar que as associações que estiveram regulares, terão oportunidade de vender seus alimentos para o próprio Governo, o que é melhor que vender para outros, por conta do preço, que é melhor. Se cadastrem!”, avisa Fátima Sá.

Fonte: CCOM- Roberto Oliveira

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *