Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, profissionais da saúde realizaram exames de prevenção da Doença Renal Crônica em Picos

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim,  profissionais da saúde realizaram exames de prevenção da Doença Renal Crônica em Picos

Exames gratuitos de prevenção da DRC / Foto: Bismark Sousa

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira (13), as duas clinicas de terapia renal substitutiva de Picos, realizaram na manhã desta quinta-feira uma ação na Praça Félix Pacheco.

Com o tema “Seus Rins Estão Ok? Faça um Exame de Creatinina para Saber”, os exames ofertados eram de creatinina e glicemia, além da aferição da pressão arterial para o rastreamento da DRC, os exames eram gratuitos.

Foto:  Bismark Sousa

 

A equipe foi composta por assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos. A ação é para prevenir e conscientizar a população sobre as doenças renais.

O Diretor Técnico da Clínica de Hemodiálise em Picos, Felipe Batista, fala do aumento de diagnósticos na cidade.

“Quando cheguei para trabalhar em Picos, em 2011, eram 180 pacientes em tratamento. Hoje, esse número subiu para 480, reflexo da busca ativa por pacientes e da necessidade de oferecer qualidade de vida a essas pessoas”, disse o diretor. 

A principal função dos rins é remover os resíduos e o excesso de água do organismo. De acordo com Ministério da Saúde, a Doença Crônica Renal leva a uma redução dessa capacidade, por pelo menos três meses, e é classificada em seis estágios, conforme a perda renal. O rim tem múltiplas funções e todas elas são fundamentais para o organismo se manter vivo e funcionando.

 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *