Governador garante apoio para criar memorial de Niède Guidon

Governador garante apoio para criar memorial de Niède Guidon

Governador Rafael Fonteles e Niède Guidon / Foto: Yala Sena

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), garantiu na noite desta quarta-feira (4) que ajudará na criação de um memorial com os objetos pessoais da arqueóloga Niède Guidon. O projeto, ainda embrionário, foi citado por Rosa Trakalo, diretora dos Museus do Homem Americano e da Natureza, durante o velório da pesquisadora, realizado no Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato.

“Minha consciência, meu dever, vamos continuar apoiando o trabalho da Niède”, afirmou o governador.

Durante a visita, Rafael Fonteles perguntou como a arqueóloga estava nos últimos dias. Rosa respondeu que ela se encontrava bem, saía pouco e recebia cuidados em casa.

Rosa também relembrou que existe uma carta escrita à mão por Niède, datada de 1975, enviada ao então governador Dirceu Arcoverde, na qual ela pedia medidas para proteger a região do Parque Nacional da Serra da Capivara. O governador demonstrou admiração pelo documento. Rosa acrescentou que possui o manuscrito digitalizado e que ele será uma das peças do futuro memorial, a ser instalado na residência onde Niède morava. “Pois conte com o nosso apoio”, respondeu Fonteles.

O governador ressaltou que o legado da arqueóloga inspira gerações e que ela é digna de todas as honrarias.

“A doutora Niède Guidon, sem dúvida, é uma figura do nosso estado, escolheu o Piauí para viver e fez daqui um exemplo de conservação da natureza e do patrimônio histórico da humanidade. Portanto, o benefício que ela trouxe ao povo de São Raimundo Nonato, à região e ao povo do Piauí é digno de todas as homenagens. Nós viemos aqui, de maneira singela, nos despedir”, declarou Fonteles.

Rafael Fonteles esteve no velório acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Severo Eulálio, do prefeito de São Raimundo Nonato, Rogério Castro, e dos deputados Júlio César e Fábio Novo.

O enterro de Niède Guidon ocorreu na manhã de hoje, quinta-feira (05), no jardim de sua residência, localizada ao lado do Museu do Homem Americano.

Fonte: Cidade Verde

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *