Secretaria de Saúde de Picos realiza busca ativa para atualizar cartões de vacinação da população

Secretaria de Saúde de Picos realiza busca ativa para atualizar cartões de vacinação da população

Iniciativa irá identificar e organizar os registros da cobertura vacinal nas bases de dados nacional e municipal / Foto: CCOM

A secretaria municipal de saúde de Picos, através da Coordenação de Imunizações, iniciou nesta terça-feira (7) uma busca ativa de crianças e adolescentes que estão com cartões de vacinação desatualizados.

Além de garantir que os não vacinados possam receber os imunizantes, o objetivo é identificar e organizar os registros da cobertura vacinal nas bases de dados do ministério da saúde e do município. 

A informação foi repassada à nossa reportagem pela coordenadora municipal de imunizações, Rita Angélica. De acordo com ela, a ação permitirá entender como se encontra a situação vacinal em Picos.

“É uma forma de fazer um reconhecimento da nossa área, de como estão nossas coberturas, fazer essa busca ativa dos que não estão vacinados e a busca ativa daquelas crianças que estão vacinadas e que não estão sendo reconhecidas na base do ministério”, destacou.

Além de atender as crianças, a estratégia vacinal também abrange adultos. Este público pode procurar uma unidade de saúde até 18 de outubro para descobrir se possui doses de vacina pendentes e/ou se suas coberturas já concluídas estão atualizadas.

“O ministério entendeu a necessidade de fazer essa estratégia de monitorar nossos públicos e dar oportunidade àquelas pessoas que não têm, ou não fizeram ainda a sua vacina, e buscar aqueles que estão vacinados e que não estão ainda sendo reconhecidos na base municipal e nacional. [...] Todas as pessoas que desejam saber como estão as suas coberturas ou aquelas crianças que ainda não tomaram a sua vacina, podem se direcionar nas unidades básicas para realizar a vacinação”, disse Rita Angélica. 

Dessa forma, o público alvo da ação são crianças de 0 a 5 anos, adolescentes de 9 a 15 anos e toda a população adulta.

“São todas as vacinas de rotina da caderneta da criança de 0 a 5 anos, os adolescentes a partir de 9 anos até 15 anos e a população em geral. Para pessoas adultas que não sabem se precisam tomar o reforço de tétano, hepatite, tríplice viral [por exemplo] vai ser avaliado a caderneta. E aquela pessoa que não sabe se está protegida se direcione às unidades básicas de saúde para que possamos realizar a avaliação”, concluiu. 

Fonte: AgoraEd

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *