Após críticas, HPM recebe equipamento para auxiliar no combate à Covid-19

Após críticas, HPM recebe equipamento para auxiliar no combate à Covid-19

/

HPM recebeu um novo tomógrafo que irá auxiliar no diagnóstico da Covid-19

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) entregou ao Hospital da Policia Militar (HPM) Dirceu Arcoverde,  um novo equipamento de tomografia. O novo equipamento irá proporcionar uma maior otimização nos serviços ofertados pelo hospital no diagnóstico da Covid-19. A nova aquisição tem como objetivo fortalecer o sistema público de saúde no enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Atualmente o hospital trabalha como um ‘hospital sentinela’, e opera na retaguarda da rede estadual no tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19.

O diretor do HPM, tenente-coronel Marcos Rogério, defende a iniciativa do Governo do Estado para aparelhar o HPM. O gestor explica que a estrutura do hospital já possuía um tomógrafo para a realização de exames por raio-x, mas já estava em uso. Com a nova aquisição, serão treinados cerca de dez profissionais em radiologia para compor  a nova equipe responsável pelo aparelho.

Dados da última rodada de pesquisas realizadas pelo Instituto Amostragem estimam que cerca de 66 mil piauienses podem estar infectados pelo novo coronavírus.

Subutilização da estrutura

A administração do hospital foi alvo de críticas recentes quanto ao uso de sua estrutura no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus. A deputada estadual Teresa Britto (PT) denunciou a subutilização da estrutura do Hospital da Polícia Militar (HPM). 

 A parlamentar defende que não há a necessidade da criação de um hospital de campanha específico para o atendimento de pessoas infectadas com o novo coronavírus já que a administração estadual já possui ma estrutura montada podendo facilmente executar este serviço, como afirma:

“No estado do Piauí tem um hospital chamado HPM, Hospital da Polícia Militar. Um hospital com 99 leitos, um hospital com uma boa estrutura, inclusive, com 10 leitos de UTI, faltando apenas a instalação dos gases e a contratação de servidores públicos. Como é que o governador Wellington Dias deixa desperdiçar um hospital com uma bela estrutura, e vai construir um outro hospital?”, questiona a deputada.

Com uma estrutura equivalente ao que está sendo construída no Ginásio O Verdão, o HPM teria a vantagem de possuir 10 leitos de UTI, diferente do que será disponibilizado no Hospital de Campanha financiado pelo Governo do Estado, esse é um dos argumentos defendidos pela deputada de oposição ao Governo do Estado, como explica:

Em resposta, a Secretaria de Estado da Saúde, informou por meio de nota, que já preparou toda a estrutura física e de equipamentos para o funcionamento da UTI do Hospital da Polícia Militar (HPM). Além das obras já executadas, a Sesapi está implantando todo o sistema de gases medicinais nas enfermarias e UTIs, possibilitando assim o seu pleno funcionamento, além disso, também já foi feita a seleção e convocação dos profissionais para assumir os seus postos de trabalho.

No entanto, o que surge como impeditivo, neste momento, para funcionamento imediato dos 10 leitos de UTIs é a aquisição dos respiradores mecânicos. O Estado do Piauí conseguiu garantir judicialmente a entrega dos equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado e que não foram entregues em razão da requisição administrativa feita pelo Ministério da Saúde junto às empresas contratadas pela Secretaria de Saúde.

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *