Mulher de 31 anos morre suspeita de dengue hemorrágica no PI

Mulher de 31 anos morre suspeita de dengue hemorrágica no PI

Foto: Sesapi /

Uma mulher, de 31 anos, veio a óbito no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, que fica a 603 km de Teresina, com suspeita de dengue hemorrágica. A paciente estava hospitalizada desde a última terça-feira (30) com estado febril e fortes dores.

Segundo informações apuradas, a mulher residia em Brasília, mas havia chegado ao Estado do Piauí no dia 25 de janeiro para rever familiares no município de Alvorada do Gurguéia.

“Essa mulher chegou ao nosso município na noite de dia 25 de janeiro. A família nos informou que ele já apresentava sintomas de febre e fortes dores de cabeça. Como nosso município é de Atenção Básica, no dia 30 de janeiro encaminhamos a paciente para o Hospital Regional de Bom Jesus. O óbito foi confirmado na tarde deste domingo e o caso será investigado pela suspeita de dengue hemorrágica”, informou a secretária de Saúde de Alvorada do Gurguéia, Leila Bezerra.

A gestora em saúde ainda destacou que no município de Alvorada do Gurguéia, em 2024, não há casos confirmados da doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti.

“No momento, nossos agentes de endemias estão em campo fazendo o trabalho de monitoramento, foram detectados alguns focos do mosquito. Mas, ainda não há casos confirmados de dengue”, frisou Leila Bezerra.

Diante da morte suspeita por dengue hemorrágica foi coletada amostra de material genético da paciente e encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí.

Foto: Ministério da Saúde

Números no PI

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou informe epidemiológico sobre os casos confirmados e notificados de dengue hemorrágica no Piauí no período da primeira à quarta semana de 2024.

Até o momento, 23 municípios piauienses registraram notificações de dengue e 166 casos foram confirmados. 

Os cinco municípios que apresentam casos prováveis da doença, são: Teresina (123), Currais (58), Bom Jesus (48), Ribeiro Gonçalves (11), Paranaíba (10). 

O Piauí, em 2024, ainda não registrou mortes confirmadas por dengue hemorrágica. Em 2023, neste mesmo período, quatro pessoas naturais Baixa Grande do Ribeiro e Sebastião Leal já haviam falecido em decorrência da doença.

Secretaria de Saúde de Bom Jesus emite nota 

O secretário de Saúde de Bom Jesus, Kepler Miranda, informou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas no combate aos focos de Aedes Aegypti. O município é o terceiro do Estado com maior número de notificações. Confira!

Estamos fazendo Mutirão de Limpeza integrado com as Secretarias de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura. Equipes de ACS E ACE estão em campanha de orientações da população. Neste combate estamos contando com apoio da  UFPI nas ruas e estamos fazendo mapeamento dos casos e providenciando bloqueio e ações contra o mosquito nas regiões com foco. Solicitamos também carro fumacê para o Estado e estamos aguardando resposta. As ações de combate à dengue são continuas, temos profissionais em todas as áreas durante todo o ano desenvolvendo ações nos domicílios.

Combate ao mosquito

O mosquito Aedes Aegypt é agente transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Veja formas de combater o mosquito:

Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
Deixar as lixeiras bem tampadas.
Colocar areia nos pratos de plantas.
Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
Limpar as calhas.
Cobrir piscinas.
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
Limpar a bandeja externa da geladeira.
Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
Cobrir bem a cisterna.
Cobrir bem todos os reservatórios de água.

 

Fonte: Cidade Verde 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *