Câmara de Picos aprova projeto que autoriza adesão a consórcio para compra de vacinas e medicamentos pelo município

Câmara de Picos aprova projeto que autoriza adesão a consórcio para compra de vacinas e medicamentos pelo município

Fotos: Ascom /

Na manhã desta quarta-feira (10) a Câmara Municipal de Picos realizou uma sessão extraordinária, na qual os vereadores presentes aprovaram por unanimidade o projeto de lei do Prefeito Municipal, que ratifica o protocolo de intenções firmado entre municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir vacinas para o combate à pandemia do Coronavírus, medicamentos, insumos e equipamentos.

A sessão extraordinária foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Picos, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB) e contou com a participação dos parlamentares: Dalva Mocó (PTB); Gilson Nunes (PTB); Toinho de Chicá (PP); Filomeno Portela (PP); Maté (PP); Pedro Pio (PP); Afonsinho (MDB); Zé Luís (MDB); Hugo Victor (MDB); Rinaldinho (MDB); Renato (PT); Wellington Dantas (PT) e Valdívia Santos (PT).

O presidente da Câmara Municipal de Picos, o vereador Chaguinha destacou que aprovação do projeto irá beneficiar todos os picoenses, pois o município terá autonomia para compra de vacinas pelo consórcio de municípios.

“Entendemos a preocupação tanto é que votamos em tempo real. O prefeito nos encaminhou na segunda-feira, pedindo que nós tivéssemos atenção que o projeto merece, e com isso encaminhamos para a comissão de constituição e justiça para que fizesse a avaliação imediata, todos os vereadores que integram a comissão foram favoráveis, e com isso já encaminharam ontem mesmo para a presidência, para que a gente encaminhasse para o plenário. Então convocamos os vereadores para que fizéssemos duas sessões extraordinárias e hoje já conseguimos fazer a votação, por unanimidade desse projeto que concede o direito do município de aderir ao consócio nacional para aquisição de vacinas, insumos, medicamentos e que, com certeza, ele vai sancionar ainda hoje, amanhã deverá já estar publicado e com isso o direito a adesão já estará autorizada pela câmara para que o município possa integrar ao consórcio e adquirir as vacinas e minimizar a situação da pandemia no município de Picos”, afirmou Chaguinha.

Presidente da Câmara Municipal de Picos, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB). Foto: Ascom

O secretário municipal de Saúde de Picos, Aldo Gil, participou do momento e enfatizou que o município está apto para comprar as vacinas através do consórcio, agora basta que apareça algum com o objetivo de adquirir vacinas.

“Essa adesão aos consócios não é a nenhum específico. A cidade de Picos juntamente com mais 14 municípios do Piauí fizeram essa adesão, no caso específico de Picos, nós já conseguimos aprovar em duas votações aqui na Câmara, e agora nós estamos aptos para aderir essas vacinas através de consórcios. Sejam eles através de financiamento da indústria, comércio ou órgão filantrópico, ou também por qualquer tipo de modalidade de aquisição da vacina.  Se houver um consórcio com financiamento da indústria e do comércio, as cidades que tiverem aderido a esse consórcio vão receber gratuitamente essas vacinas, as que estiverem cadastradas como Picos está hoje”, disse.

Secretário municipal de Saúde de Picos, Aldo Gil. Foto: Ascom

Aldo ainda ressaltou que o município de Picos tem grandes chances de vacinar todos os picoenses de maneira mais rápida, através do valor que tem na conta covid, se caso conseguir adquirir as vacinas pelo consórcio. 

“Caso haja a possibilidade de o município comprar, Picos hoje ainda tem na faixa de R$ 4,5 milhões na conta Covid, por exemplo, a vacina da Coronavac custa em média cinco dólares uma dose, então sairá em torno de R$ 30 reais, então Picos hoje tem capacidade de comprar 135 mil doses de vacinas. Então, poderemos vacinar 100% da população com essas doses. De uma forma ou de outra, vamos buscar meios extras para conseguirmos vacinas extras para nossa cidade”, frisou.

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *