Prefeitura Municipal de Picos realiza lançamento oficial da carteirinha de prioridade para pessoas com fibromialgia no município

Prefeitura Municipal de Picos realiza lançamento oficial da carteirinha de prioridade para pessoas com fibromialgia no município

Foto: Wesley Monteiro /

No dia 12 de maio é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, com isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos realizou na manhã desta quarta-feira (12), uma roda de conversa sobre o assunto na sede do órgão, onde aproveitaram o momento e fizeram o lançamento oficial da carteirinha de prioridade para as pessoas com fibromialgia.

Estiveram presentes no momento, o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil; a autora do projeto de lei, a vereadora Dalva Mocó; o vereador Gilson Nunes; o vereador Henrique (Ipiranga do Piauí); o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Cristiano Portela; a secretária de Educação, Noêmia Marques; a secretária de Trabalho e Assistência Social, Marinalva Lima; a Tesoureira Virlândia Barros; Fisioterapeuta Samara e a Representante dos Fibromiálgicos de Picos, Darc.

O momento marcou o início da sanção da Lei Municipal 3.027/2020 e Decreto Municipal regulamentador Nº 49/2021 que foi sancionado pelo Prefeito Municipal de Picos, Gil Paraibano, em prol dos pacientes com fibromialgia no município.

De acordo com o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, foi feito um levantamento pelos agentes comunitários de Saúde de cada localidade, onde de início foi constatado 33 pessoas com fibromialgia, que serão contemplados neste primeiro momento com os benefícios da carteirinha.

“Nós fizemos um levantamento através da nossa Atenção Básica, com uma lista inicial de 33 pessoas que serão contemplados com a carteirinha que dá direito e acesso a várias leis que estão incluídas no projeto de lei que dão mais acessibilidade e atendimento prioritário a várias situações, como filas e vagas de estacionamento.  É um esforço multitarefa, não só da Secretaria de Saúde, assim como também, Trânsito e Assistência Social. Essa parceria geral na administração do Prefeito Gil irá contemplar essas pessoas que são portadores da fibromialgia”, disse o secretário de Saúde.

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil. Foto: Wesley Monteiro

Segundo a vereadora Dalva Mocó, autora do projeto que foi transformado em lei, destaca que foi um momento ímpar para todos, principalmente para os pacientes que sofrem com a fibromialgia em Picos.

“Criamos o projeto ainda em 2020, que garante o atendimento prioritário para pessoas com fibromialgia aqui em Picos, no qual a Secretaria de Saúde hoje fez o lançamento oficial, junto com as demais secretarias para que a gente pudesse está garantido esse direito as pessoas que sofrem com essa patologia no nosso município”, afirma.

Vereadora Dalva Mocó. Foto: Wesley Monteiro

A secretaria responsável pela emissão da carteirinha será a de Trabalho e Assistência Social. A secretária da pasta, Marinalva Lima, explica que o documento será feito pelo CRAS, e que os pacientes que são portadores da patologia compareçam aos locais munidos de todos os documentos necessários, que podem ser encontrados na Lei Municipal.

“Os nossos CRAS funcionam um na Morada Nova e outro no Parque de Exposição. Estamos de portas abertas para começarmos os devidos atendimentos. Depois que der entrada, o prazo para a entrega das carteirinhas é de 15 a 30 dias, pois precisamos desse tempo para concluir todo o procedimento. Logo em seguida a gente entra em contato para a pessoa estar buscando sua carteirinha”, destaca.

Secretária de Trabalho e Assistência Social. Foto: Wesley Monteiro

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *