Presidente da Câmara Municipal de Picos solicita instalação de um Centro de Oncologia no município

Presidente da Câmara Municipal de Picos solicita instalação de um Centro de Oncologia no município

Presidente da Câmara de Picos, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB) /

Em sessão plenária realizada na tarde desta quinta-feira (13), o Presidente da Câmara Municipal de Picos, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), apresentou um requerimento solicitando ao secretário de Estado de Saúde do Piauí, que faça a instalação de um Centro de Oncologia no na cidade de Picos.

Estiveram presentes na sessão de ontem, o Presidente da Câmara de Picos, vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), que conduziu a sessão, onde contou com a participação dos seguintes parlamentares: Toinho de Chicá (PP); Pedro Pio (PP); Maté (PP); Eriberto Barros (PP); Dalva Mocó (PTB); Gilson Nunes (PTB); Afonsinho (MDB); Rinaldinho (MDB); Zé Luís (MDB); Hugo Victor (MDB) e Wellington Dantas (PT). Os vereadores Filomeno Portela (PP); Renato (PT) e Valdívia Santos (PT) não participaram da sessão.

De acordo com o Presidente da Câmara de Picos, o vereador Chaguinha, as pessoas da macrorregião de Picos buscam os serviços oncológicos na Capital Teresina, tendo em vista que o de Oeiras encontra-se ocioso, mas com a possível instalação do Centro de Oncologia no município de Picos isso poderá ajudar a diminuir a superlotação em Teresina.

“Picos já teve oportunidade no passado de disputar uma vaga para o centro de oncologia, mas na época, o deputado Assis lutou e claro, brigou para que fosse na cidade dele. Ocorre que tivemos informações que o Centro de Oncologia de Oeiras está ocioso, tendo em vista as pessoas optarem por fazer seus tratamentos em Teresina, e de certa forma, está superlotando a Capital. Com isso, nós vimos a possibilidade e vislumbramos com o secretário de Saúde do Piauí para trazer esse centro de oncologia para a nossa cidade, sendo que nosso município abrange toda macrorregião, ou seja, mais de 500 mil pessoas”, disse o Presidente.

Chaguinha ainda destaca o motivo por qual Picos merece ganhar o Centro de Oncologia, pois segundo ele o município é referência em Saúde para mais de 40 municípios da macrorregião.

“Picos é uma cidade referência, são mais de 40 municípios que congregam a macrorregião e certamente comportaria bem mais esse Centro de Oncologia. Então nós acreditamos que havendo bom senso, nós pedimos inclusive ao presidente do Conselho Municipal de Saúde para que colocasse em pauta na discussão, aprovasse e encaminhasse para a Comissão Intergestora que poderá discutir essas questões e depois encaminhar para o Secretário de Saúde e automaticamente para o Ministério. Com isso, a gente viabilizaria mais um centro de saúde que iria atender à demanda da região de Picos”, explica.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *