Picos: Delegado alerta população para golpes virtuais, inclusive com o Pix

Picos: Delegado alerta população para golpes virtuais, inclusive com o Pix

Delegado do 1º distrito policial de Picos, Petrônio Henrique / Foto: Wesley Monteiro

A Polícia Civil de Picos faz um alerta para a quantidade de golpes virtuais que vêm sendo registrados na Central de Flagrantes nos últimos dias, principalmente nos aplicativos de compra e venda e transação de dinheiro.

O delegado do 1º distrito policial de Picos, Petrônio Henrique, afirma que toda semana são registrados dez ou mais casos de golpes virtuais na delegacia. Ele explica como os golpes estão sendo praticados no mundo eletrônico, dando ênfase ao Pix, que é um meio de pagamento eletrônico que vem contribuindo muito para esse crime.

“É importante a gente falar sobre esse ponto, pois em relação aos golpes virtuais que já aconteceram muito, e agora com a entrada do Pix ele tem se intensificado, pois a transferência é muito rápida e várias pessoas estão caindo nesse golpe. Na OLX e grupos de compra e venda, um terceiro se passa por um comprador e vendedor, e consegue enganar duas pessoas ao mesmo tempo”, explica.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O delegado Petrônio Henrique pede para a população adotar alguns cuidados antes de realizar qualquer transferência através de aplicativos.

“A pessoa deve tomar bastante cuidado quando for fazer uma transação pela internet, não faça uma transferência se você não está vendo a pessoa, se você não sabe quem é a pessoa, principalmente Pix que em dois segundos o dinheiro já cai na conta da outra parte, não tem nem como você bloquear a transferência, não passe senhas e códigos pelo WhatsApp de maneira alguma”, disse.

Petrônio enfatiza que porventura a pessoa venha a cair em algum golpe virtual, procure a Central de Flagrantes de Picos para registrar o boletim de ocorrência, para que sejam adotadas as medidas cabíveis.  

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *