41% das rodovias do Piauí são boas ou ótimas
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<p><span id="texto_materia"> A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou ontem a Pesquisa CNT de Rodovias 2010, que <taghw></taghw>aponta como boas ou ótimas 41% das rodovias que cortam o Piauí. Em sua 14ª edição, a pesquisa aponta ainda que 37,7% das estradas do Piauí estão em condição regular, 10,3% em condição ruim e 11,1% em péssimo estado. O estudo é encomendado pela CNT em parceria com o sistema Sest/Senat. <br />
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Em comparação com a Pesquisa CNT de Rodovias 2010, os novos números mostram aumento no número de estradas consideradas ótimas ou boas, que no ano passado eram 36,5%. Este ano, 11,5% das estradas do Piauí são consideradas ótimas e 29,4% consideradas boas pelo estudo da CNT. Já as estradas regulares em 2009 eram 38,1% do total; as ruins, 10,6%; e as péssimas, 14,8%. <br />
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Em todo o país, 10 estados têm percentual maior de estradas consideradas ótimas que o Piauí. O estado de São Paulo apresenta o maior percentual de ótimas rodovias, 67,7%, seguido por Rio Grande do Sul (28,6%). O índice piauiense está acima da média do Nordeste, 7,5% de estradas ótimas. <br />
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Em relação às estradas consideradas péssimas, o Piauí apresenta percentual pouco menor que a média nordestina, que é de 13,8%. As piores estradas estão em Roraima (48,8%), Amazonas (43,3%) e Pará (35,5%). As estradas consideradas péssimas são as PI 161,159 e 81. Segundo a pesquisa, 55,2% das rodovias piauienses têm sua superfície em condições perfeitas e 30,3% desgastadas; 71,3% têm pinturas de faixas visíveis e 24,5% inexistentes; 66,4% possuem placas são visíveis e 19,1% não possuem placas; 92,8% têm placas legíveis e 1% possui placas ilegíveis. <br />
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<strong>Metodologia </strong></span></p>
<p><taghw></taghw>A Pesquisa CNT de Rodovias avalia a situação das rodovias a partir da perspectiva dos usuários, tanto sobre o aspecto da segurança como do desempenho. Os pesquisadores foram a campo entre os dias 3 de maio a 8 de junho. Foram avaliadas as condições de conservação do pavimento, da sinalização e da geometria viária de toda a rede federal pavimentada e das principais rodovias estaduais. <br />
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<strong>O trabalho da CNT analisou quase 90 mil quilômetros de rodovias</strong></p>
<p><taghw></taghw>De acordo com a CNT, em âmbito geral, foi observada melhoria significativa na condição das rodovias brasileiras, resultado do aumento dos investimentos em infraestrutura. De acordo com a Pesquisa CNT de Rodovias 2010, 14,7% das rodovias avaliadas são classificadas como ótimas, 26,5% como boas, 33,4% são regulares, 17,4% estão ruins e 8%, péssimas. <br />
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Em 2009, a Pesquisa CNT de Rodovias analisou 89.552 km. O percentual de rodovias ótimas foi de 13,5% e de boas, de 17,5%. As regulares somaram 45%. E os índices de ruins ou péssimas foram de 16,9% e 7,1%, respectivamente. <br />
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De 2007 a agosto de 2010, o governo Lula investiu R$ 27,71 bilhões em infraestrutura de transportes. Já no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, de 1999 a 2002, foram investidos apenas R$ 4,15 bilhões. <br />
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<taghw></taghw>Com a realização do estudo, a CNT pretende difundir informações sobre a infraestrutura rodoviária, para que políticas setoriais de transporte, projetos privados, programas governamentais e atividades de ensino e pesquisa resultem em ações que promovam o desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas e de passageiros. </p>
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