41% das rodovias do Piauí são boas ou ótimas

41% das rodovias do Piauí são boas ou ótimas

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<p><span id="texto_materia">&nbsp;A Confedera&ccedil;&atilde;o Nacional do Transporte (CNT) divulgou ontem a Pesquisa CNT de Rodovias 2010, que <taghw></taghw>aponta como boas ou &oacute;timas 41% das rodovias que cortam o Piau&iacute;. Em sua 14&ordf; edi&ccedil;&atilde;o, a pesquisa aponta ainda que 37,7% das estradas do Piau&iacute; est&atilde;o em condi&ccedil;&atilde;o regular, 10,3% em condi&ccedil;&atilde;o ruim e 11,1% em p&eacute;ssimo estado. O estudo &eacute; encomendado pela CNT em parceria com o sistema Sest/Senat. <br /> <br /> Em compara&ccedil;&atilde;o com a Pesquisa CNT de Rodovias 2010, os novos n&uacute;meros mostram aumento no n&uacute;mero de estradas consideradas &oacute;timas ou boas, que no ano passado eram 36,5%. Este ano, 11,5% das estradas do Piau&iacute; s&atilde;o consideradas &oacute;timas e 29,4% consideradas boas pelo estudo da CNT. J&aacute; as estradas regulares em 2009 eram 38,1% do total; as ruins, 10,6%; e as p&eacute;ssimas, 14,8%. <br /> <br /> Em todo o pa&iacute;s, 10 estados t&ecirc;m percentual maior de estradas consideradas &oacute;timas que o Piau&iacute;. O estado de S&atilde;o Paulo apresenta o maior percentual de &oacute;timas rodovias, 67,7%, seguido por Rio Grande do Sul (28,6%). O &iacute;ndice piauiense est&aacute; acima da m&eacute;dia do Nordeste, 7,5% de estradas &oacute;timas. <br /> <br /> Em rela&ccedil;&atilde;o &agrave;s estradas consideradas p&eacute;ssimas, o Piau&iacute; apresenta percentual pouco menor que a m&eacute;dia nordestina, que &eacute; de 13,8%. As piores estradas est&atilde;o em Roraima (48,8%), Amazonas (43,3%) e Par&aacute; (35,5%). As estradas consideradas p&eacute;ssimas s&atilde;o as PI 161,159 e 81. Segundo a pesquisa, 55,2% das rodovias piauienses t&ecirc;m sua superf&iacute;cie em condi&ccedil;&otilde;es perfeitas e 30,3% desgastadas; 71,3% t&ecirc;m pinturas de faixas vis&iacute;veis e 24,5% inexistentes; 66,4% possuem placas s&atilde;o vis&iacute;veis e 19,1% n&atilde;o possuem placas; 92,8% t&ecirc;m placas leg&iacute;veis e 1% possui placas ileg&iacute;veis. <br /> <br /> <strong>Metodologia </strong></span></p> <p><taghw></taghw>A Pesquisa CNT de Rodovias avalia a situa&ccedil;&atilde;o das rodovias a partir da perspectiva dos usu&aacute;rios, tanto sobre o aspecto da seguran&ccedil;a como do desempenho. Os pesquisadores foram a campo entre os dias 3 de maio a 8 de junho. Foram avaliadas as condi&ccedil;&otilde;es de conserva&ccedil;&atilde;o do pavimento, da sinaliza&ccedil;&atilde;o e da geometria vi&aacute;ria de toda a rede federal pavimentada e das principais rodovias estaduais. <br /> <br /> <strong>O trabalho da CNT analisou quase 90 mil quil&ocirc;metros de rodovias</strong></p> <p><taghw></taghw>De acordo com a CNT, em &acirc;mbito geral, foi observada melhoria significativa na condi&ccedil;&atilde;o das rodovias brasileiras, resultado do aumento dos investimentos em infraestrutura. De acordo com a Pesquisa CNT de Rodovias 2010, 14,7% das rodovias avaliadas s&atilde;o classificadas como &oacute;timas, 26,5% como boas, 33,4% s&atilde;o regulares, 17,4% est&atilde;o ruins e 8%, p&eacute;ssimas. <br /> <br /> Em 2009, a Pesquisa CNT de Rodovias analisou 89.552 km. O percentual de rodovias &oacute;timas foi de 13,5% e de boas, de 17,5%. As regulares somaram 45%. E os &iacute;ndices de ruins ou p&eacute;ssimas foram de 16,9% e 7,1%, respectivamente. <br /> <br /> De 2007 a agosto de 2010, o governo Lula investiu R$ 27,71 bilh&otilde;es em infraestrutura de transportes. J&aacute; no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, de 1999 a 2002, foram investidos apenas R$ 4,15 bilh&otilde;es. <br /> <br /> <taghw></taghw>Com a&nbsp; realiza&ccedil;&atilde;o do estudo, a CNT pretende difundir informa&ccedil;&otilde;es sobre a infraestrutura rodovi&aacute;ria, para que pol&iacute;ticas setoriais de transporte, projetos privados, programas governamentais e atividades de ensino e pesquisa resultem em a&ccedil;&otilde;es que promovam o desenvolvimento do transporte rodovi&aacute;rio de cargas e de passageiros.&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p>
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