Queda na doação de sangue devido à pandemia continua sendo a principal preocupação do Hemocentro Regional de Picos

Queda na doação de sangue devido à pandemia continua sendo a principal preocupação do Hemocentro Regional de Picos

Hemocentro Regional de Picos / Foto: Wesley Monteiro

O Hemocentro Regional de Picos continua sofrendo redução nas doações de sangue durante a pandemia do novo coronavírus. A cada mês que passa o estoque de bolsas de sangue sofre queda, deixando assim a direção do órgão em alerta.

De acordo com a coordenadora do Hemocentro Regional de Picos, Karla Guimarães, desde o início da pandemia o Hemopi tem enfrentado dias difíceis em relação ao número de doadores que caiu, principalmente nos três últimos meses.

“Desde o início da pandemia temos passado por vários momentos difíceis quanto a doação de sangue, refletindo em nosso estoque diário e mensal. Considerando que os últimos três meses talvez estejamos bem pior que no início da pandemia, onde nossos números de transfusões sobrepõem as doações, causando um déficit considerável, sendo necessário a solicitação de envio de bolsas pelos outros hemocentros para suprir nossa necessidade”, explicou.

Segundo Karla Guimarães, devido à queda de doações e o estoque de bolsas de sangue está abaixo da média, os hemocentros do Estado estão realizando uma campanha chamada “Desafio Solidário”, em comemoração ao dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é comemorado na próxima quinta-feira, 25 de novembro.

“Os hemocentros do Estado estão realizando a programação “Desafio Solidário“ buscando assim incentivar o aumento das doações, onde todas às instituições públicas e privadas poderão participar e aquela que trouxer o maior número de doações até o dia 30 de novembro, receberá uma premiação simbólica de um troféu, que acontecerá dia 03 de dezembro. Para mais informações basta procurar o Hemocentro de Picos. Venha participar conosco e nos ajudar a vencer mais este desafio”, afirmou Karla Guimarães.

Os requisitos para doar sangue são:

-  Estar em boas condições de saúde.

- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

- Pesar no mínimo 50kg;

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou cópia autenticada; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física; RNE - Registro Nacional de Estrangeiro; Título de Eleitor Digital, desde que tenha a foto; e Passaporte brasileiro com filiação).

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *