Câmara Municipal de Niterói (RJ) homenageia Jovanna Cardoso com ‘Moção’ de reconhecimento

Câmara Municipal de Niterói (RJ) homenageia Jovanna Cardoso com ‘Moção’ de reconhecimento

Foto: Arquivo pessoal /

No último dia 15 de maio, a coordenadora da ONG Fórum Nacional de Travestis e Transexuais, Negros e Negras (FONATRANS), Jovanna Cardoso, recebeu a “Moção de Aplausos” da Câmara Municipal de Niterói (RJ), em homenagem ao Dia Internacional do Combate à LGBTfobia e Dia do Orgulho Trans.

A entrega da honraria foi proposta pelo vereador Leonardo Giordano (PSOL) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Niterói (RJ).

De acordo com a coordenadora da ONG, Jovanna Cardoso, a homenagem aconteceu justamente na data que marca a luta do orgulho da população LGBTQI+.

“No dia 15 de maio, data que comemora o Dia Nacional do Orgulho de Ser Trans no Brasil, foi a data em que pela primeira vez na história as pessoas se reuniram no Rio de Janeiro, lideradas por mim, e registramos em cartório a primeira ONG voltada para defender o direito dessas pessoas no mundo, isso no ano de 1992, no Rio de Janeiro”, disse.

Coordenadora da ONG FONATRANS, Jovanna Cardoso. Foto: Arquivo pessoal

Segundo Jovanna Cardoso, além da homenagem recebida, ela destacou que está cumprindo uma vasta programação na cidade de Niterói, durante a semana que está passando por lá.

“Durante a semana que eu estou em Niterói aconteceram diversas atividades importantes, com organismos internacionais de defesa dos direitos humanos como a Open Society e a Raça e Igualdade. Estivemos também gravando um longa-metragem que traz toda a minha história, a história da organização política, a resistência e o enfrentamento na ditadura militar, no qual o longa vai se chamar: Traviarcado Brasileiro”, destacou.

Jovanna Cardoso falou sobre o sentimento de alegria de poder receber mais uma homenagem.

“Foi uma atividade linda e emocionante, o plenário da Câmara estava lotado de pessoas. Quero agradecer a Picos por me ajudar nessa luta”, concluiu.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *