Audiência pública na Câmara de Picos debate sobre a prestação de serviços da Clínica Santa Ana

Audiência pública na Câmara de Picos debate sobre a prestação de serviços da Clínica Santa Ana

Foto: Wesley Monteiro /

Na manhã desta segunda-feira, 29 de agosto, a Câmara Municipal de Picos foi palco de uma audiência pública sobre a suspensão dos serviços gratuitos em Saúde ofertados pelo Centro de Reabilitação Clínica Santa Ana.

A audiência pública serviu para esclarecer a motivação da suspensão dos recursos pelo Ministério da Saúde que garantem o funcionamento do Centro de Reabilitação Santa Ana, na cidade.

Estiveram presentes na audiência o presidente da Câmara Municipal de Picos, Francisco das Chagas, o Chaguinha, demais vereadores, representantes da Secretaria de Saúde de Picos, representantes do Centro de Reabilitação Santa Ana (usuários e colaboradores), e OAB Seccional de Picos.

O presidente da Câmara Municipal de Picos, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha, falou sobre a importância da audiência para o Centro de Reabilitação e o município, principalmente para os usuários e colaboradores.

“Nós estamos hoje tratando do credenciamento da Clínica Santa Ana, que ela está credenciada no C4, e presta serviços de atenção a comunidade, sendo que a Clínica apresenta uma denúncia que está sendo perseguida pelo município. Nós trouxemos toda a estrutura do município para fazer a explicação de que na verdade é o Ministério da Saúde que está exigindo as adequações dos serviços contratados anteriormente. Então, a partir do momento que ela foi contratualizada pelo Ministério da Saúde, através de edital, esses serviços deverão ser prestados a contento a população”, disse.

Representando a secretária de Saúde de Picos, a procuradora do município, Yara Bezerra, destacou que a pasta está buscando todas as formas de resolver a suspensão dos recursos junto ao Ministério da Saúde.

“A Secretaria de Saúde desde que o Centro de Reabilitação Santa Ana foi habilitado perante o Ministério da Saúde, tem trabalhado uma forma de tentar solucionar as demandas que tem surgido. Nessa questão atual da decisão do Ministério da Saúde de suspender recursos, a Secretaria de Saúde tem realizado inúmeras reuniões, buscando junto aos municípios da região esclarecer dúvidas de regulação, fazendo reuniões, sendo que o próprio Centro de Reabilitação convoca a população junto com a Sesapi e o Ministério da Saúde para buscar solução, afim de que o serviço seja mantido”, esclareceu.

A proprietária do Centro de Reabilitação Santa Ana, Cleydiana Bezerra, comentou que a clínica atende quase 100 pacientes que não podem ter seus tratamentos interrompidos, com isso, convoca a população de Picos para lutar a favor dos recursos da clínica.

“Todo mundo tomou conhecimento que houve uma suspensão dos recursos da Santa Ana, nós estamos desde junho sem receber, mas os atendimentos da Clínica continuam. Nós temos aproximadamente quase 1000 pacientes que não podem ter seus tratamentos interrompidos. Nós não baixamos a guarda de defender os direitos da Pessoa com Deficiência, que todos os órgãos vistam a camisa e defendam este público. Picos tem que lutar pela clínica, esse centro não é só de Picos, mas de três territórios Guaribas, Sambito e Canindé”, ressaltou.  

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *