TSE autoriza envio de Forças Armadas para segurança em 85 cidades piauienses no 1º turno

TSE autoriza envio de Forças Armadas para segurança em 85 cidades piauienses no 1º turno

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF /

O Piauí é um dos 11 estados que terão apoio de agentes das Forças Armadas durante o 1º turno das eleições de 2022, em 2 de outubro. O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, aprovou o envio das forças federais para reforçar a segurança em 85 cidades piauienses. 

Além do Piauí, as equipes de apoio serão enviadas ao Acre (21 municípios e localidades), Alagoas (2), Amazonas (26), Ceará (36), Maranhão (97), Mato Grosso do Sul (8), Mato Grosso (31), Pará (78), Rio de Janeiro (167) e Tocantins (10). 

Os estados haviam mencionado o acirramento da disputa eleitoral, cenário de polarização política e dificuldades logísticas para pedir o apoio ao TSE. Ao todo terão reforço na segurança 11 estados e 561 municípios e localidades em todo o País. 

Os pedidos de reforço são feitos pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais).

As decisões de Moraes aprovando o envio das equipes de segurança ainda serão validadas pelo plenário do TSE.

Militares nas eleições 

Cerca de 30 mil militares devem participar da segurança neste ano em todo o Brasil. Os militares atuam para "garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados", afirma nota do TSE.

Apesar de o apoio ser corriqueiro, as eleições de 2022 acontecem sob o receio, por parte do Alto Comando do Exército, de que haja aumento de casos de violência eleitoral.

As Forças Armadas são peças-chave das operações de logística nas eleições. No pleito deste ano, o TSE também chamou os militares para a discussão sobre as regras do pleito e para fiscalizar todo o processo ligado às votações.

 


Fonte: Cidade Verde com informações da Folhapress (Mateus Vargas)

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *