O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) já deu início à logística das urnas eletrônicas que serão utilizadas no 2º turno das eleições no próximo dia 30 de outubro. Após a votação do último domingo, os equipamentos foram enviados aos cartórios eleitorais, onde devem ficar armazenadas até o retorno aos locais de votação.
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Anderson Lima, explica que até a segunda quinzena de outubro as urnas devem passar por um processo de preparação. “Nesse momento, as urnas se encontram nos cartórios eleitorais e vão permanecer até o segundo turno. Até a segunda quinzena de outubro, elas vão passar pela preparação. Cada cartório vai definir a data da cerimônia pública. Com a preparação, ela fica apta a ser utilizada”, destacou.
As urnas eletrônicas devem ser enviadas para as mesmas seções onde foram utilizadas no primeiro turno das eleições. A exceção diz respeito aos casos em que os equipamentos apresentarem problemas e precisarem de substituição.
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE também avaliou positivamente o desempenho das urnas eletrônicas no Piauí. Das mais de 8 mil utilizadas no estado, apenas 51 precisaram ser substituídas durante o processo de votação. O número está dentro do esperado pela Justiça Eleitoral.
Ainda de acordo com Anderson Lima, as urnas do modelo novo, que passaram a ser usadas em 2022, não registraram intercorrências.
A urna eletrônica nova não apresentou nenhum tipo de problema. Se comportou muito bem”, destacou.
Fonte: Cidade Verde