Em Picos, casos de tuberculose aumentam em 83%

Em Picos, casos de tuberculose aumentam em 83%

Foto: Paula Monize /

Somente este ano, 22 pessoas já receberam o diagnóstico positivo para a tuberculose em Picos, o que representa um aumento de 83% em relação ao número de casos em 2021. Os dados foram repassados pelo coordenador do Posto de Atendimento Médico (PAM) de Picos, Gilberto Valentim.

“A gente tem observado que nos últimos três anos temos tido, de fato, um aumento no número de casos de tuberculose. Observamos que, em 2020, registramos sete casos; em 2021, subiu para 12, e agora em 2022, já confirmamos 22 casos, então estamos praticamente dobrando o número de casos ano a ano, e isso nos traz uma preocupação porque temos uma demanda reprimida por conta da pandemia”, disse.

Gilberto Valentim ressaltou que, devido à pandemia do novo coronavírus, agora que as pessoas estão começando a procurar mais os serviços de Saúde.

“A gente observa que agora que as pessoas começaram a sair para cuidar da saúde, a gente não começou a fazer visita domiciliar ainda, não começamos a fazer busca ativa, não começamos fazer campanha, imagina quando a gente começar a fazer, essa curva vai ficar mais acedente”, afirmou.

O coordenador do Posto de Atendimento Médico (PAM) de Picos, Gilberto Valentim, ainda falou sobre os sintomas da doença. “Os sintomas clássicos da tuberculose são febre, falta de apetite, emagrecimento e tosse, isso para tuberculose pulmonar, mas é importante frisar que não é apenas pulmonar, tem a extrapulmonar. Então é importante que a pessoa que apresentar algum desses sintomas procure um posto de Saúde para o caso ser investigado, porque tosse há mais de duas semanas já é passiva de investigação para a tuberculose”, comentou.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *