Saúde de Picos realiza abertura oficial da campanha Novembro Azul

Saúde de Picos realiza abertura oficial da campanha Novembro Azul

/

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Saúde do município realizou, na manhã desta quinta-feira, 10 de novembro, a abertura oficial da campanha do Novembro Azul, mês de conscientização dos homens sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O momento aconteceu na Unidade Básica de Saúde do bairro Morada do Sol, em Picos.

A secretária municipal de Saúde de Picos, Tatiane Gil, falou sobre a importância da campanha Novembro Azul para a saúde dos homens.

“Estamos agora com a Campanha Novembro Azul, onde queremos conscientizar os homens da prevenção do câncer de próstata. É o segundo câncer que mais acomete os homens, perdendo apenas para o câncer de pele, e segundo o Instituto do Câncer, a cada 38 minutos, um homem morre vítima de câncer de próstata, então é necessário fazer essa campanha para que os homens possam quebrar esse preconceito de realizar o exame do toque, porque em 80% dos casos os pacientes só apresentam sintomas quando estão no estágio avançado, então é necessário ter essa prevenção para descobrir de forma precoce para que o tratamento seja feito com sucesso”, disse.

Tatiane Gil ainda comentou que todas as Unidades Básicas de Saúde do município, durante este mês, estarão realizando ações voltadas para a saúde do homem.

“Todas as Unidades Básicas de Saúde farão essa ação para que as informações sobre o câncer de próstata cheguem ao maior número de homens. Mês passado tivemos a Campanha Outubro Rosa, onde pudemos levar para as mulheres a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, e que rendeu bons frutos, muitas mulheres participaram, tivemos muitos atendimentos. A prevenção é melhor que o tratamento”, ressaltou.

O coordenador do Adulto, Idoso e Tabagismo de Picos, Andreolly Mark, ressaltou que os homens devem procurar a atenção básica periodicamente para cuidar da saúde, assim como as mulheres fazem.

“O Novembro Azul é uma campanha mundial que surgiu na Austrália, e aqui em Picos não poderíamos deixar de realizar essa campanha tão importante, buscando a conscientização da população masculina para que eles procurem a atenção básica, não esperem chegar os sintomas, e procure a atenção básica o quanto antes. Encontramos diversas barreiras, pois a população masculina é muito resistente, mas estamos sempre disponíveis”, comentou.

 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *