CTA de Picos realiza testes rápidos no Dia Mundial de Combate à Aids

CTA de Picos realiza testes rápidos no Dia Mundial de Combate à Aids

/

Na manhã desta quinta-feira, 01 de dezembro, a Prefeitura de Picos, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos, realizou uma ação em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado hoje, 01 de dezembro. O evento aconteceu na sede do CTA de Picos.

Durante a ação foram realizados diversos testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis, além da distribuição de lembrancinhas e folders informativos.

De acordo com o coordenador do CTA de Picos, Fábio Bernardes, o melhor remédio para prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) ainda é a informação correta.

“Essa é uma ação a nível mundial, então cada vez mais as pessoas estão focando em informações precisas sobre o HIV/Aids com o intuito de prevenção. A gente sabe que hoje, cada vez mais tem pessoas acometidas, então é o momento de passarmos orientações de cuidados e da prevenção”, disse.

Fábio Bernardes ainda destacou que este ano já foram notificados 49 novos casos de HIV, mas comparado com o ano passado, os casos registrados estão dentro da média.

 “Este ano foram notificados 49 novos casos de HIV, e comparando com o ano passado onde tivemos 52 novos casos, estamos dentro da média, mas devemos ter uma cautela em relação a doença, que possamos passar mais orientações sobre o vírus e a importância do trabalho do CTA de Picos para todas as cidades da macrorregião”, destacou.

A biomédica Iara Góes ressaltou a importância da ação para a saúde da população de Picos.

“Hoje a nossa ação esta voltada para um apanhado geral do usuário do SUS, onde estamos fazendo a medição de glicemia, aferição da pressão arterial, oxímetro, temperatura, IMC na parte de fora do CTA, onde o paciente logo em seguida é encaminhado para o auditório, onde estamos realizando os testes rápidos para as quatro IST’s que são realizados aqui no CTA, que é o HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Graças a Deus, graças a ciência, a informação e o diagnóstico precoce os casos de Aids tem diminuído”, afirmou.  

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *