Obra do novo Hospital de Picos será concluída ainda este ano, garante Rafael Fonteles

Obra do novo Hospital de Picos será concluída ainda este ano, garante Rafael Fonteles

Foto: Wesley Monteiro /

Na tarde desta terça-feira, 21 de março, o governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles (PT), visitou as obras do novo Hospital Regional de Picos. Na ocasião, o Rafael Fonteles afirmou que a obra física será entregue até o final deste ano.

O novo Hospital de Picos contará com três pavimentos com 206 leitos de internação, 20 leitos de UTI adulto e pediátrico, além de ambientes de apoio para os pacientes e acompanhantes. Após a inauguração da nova unidade de Saúde de Picos, o Hospital Regional Justino Luz passará a ser o Centro Materno Infantil.

Em entrevista com o governador do Estado, Rafael Fonteles, ele destacou que o seu governo está focado em resolver os problemas da população de cada região, momento que ele ressaltou que a principal reclamação dos piauienses dessa região é com a saúde, mas afirmou que em breve isso será solucionado.

“Estamos focando nas soluções dos principais problemas apontados pela população em nossas visitas, e aqui em Picos, a principal reclamação da população do município e região é com a saúde, pois o Hospital Justino Luz recebe pacientes de toda essa macrorregião. Então, propomos como solução um novo Hospital Regional de Picos que está em fase final de acabamento dos três pavimentos, instalações elétricas e hidráulicas, sistema de incêndio, descarga atmosférica e de gases, de oxigênio, tudo completo”, destacou.

Rafael Fonteles garantiu que a obra física do novo Hospital Regional de Picos será entregue ainda este ano, para que em abril de 2024 seja inaugurado.

“Estamos afirmando que a obra física será concluída até o mês de dezembro deste ano, e a partir dai que começa a chegar todos os equipamentos do centro cirúrgico, das enfermarias, da UTI, da cozinha, da parte de esterilização e lavanderia, de todas as partes que compõem o hospital. Para equipar o novo hospital será uma fase de quatro meses, ou seja, em abril de 2024 queremos começar a transferir os serviços do Justino Luz para cá”, frisou.

O secretário de Saúde do Estado, Antônio Luiz, falou que em breve começará o processo de licitação para a compra dos equipamentos que serão usados no novo Hospital. Antônio Luiz ainda comentou como será o quadro de funcionários da nova unidade de Saúde.

“Para o processo de equipamentos existe uma licitação, com isso, já estamos dimensionando todos os equipamentos, sendo que dentro de três meses a licitação deve estar com todo o processo regularizado para que até o final do ano possamos comprar todos os aparelhos. Começamos a implantar em janeiro do ano que vem e em abril já estará funcionando. Os funcionários serão uma parte do Justino Luz, e se precisar, a outra parte será contratada para funcionar o hospital de maneira adequada”, disse.

O diretor geral do Hospital Regional de Picos, Dr. Tércio Luz, comentou que com a inauguração da nova unidade de saúde novos serviços poderão ser ofertados para a população.  

“Esse novo hospital será macrorregional, então ele vai abranger cerca de 500 mil habitantes distribuídos em quase 50 municípios. Com a chegada do novo hospital será a oportunidade para abertura de novos serviços, que muitas vezes não é possível devido questões estruturais”, concluiu.

 

 

Fotos: Wesley Monteiro e CCOM PI 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *