Em Picos, multidão participa da procissão de Bom Jesus dos Passos

Em Picos, multidão participa da procissão de Bom Jesus dos Passos

Fotos: Wesley Monteiro /

Na tarde desta sexta-feira, 31 de março, teve início a programação da Semana Santa 2023 na Diocese de Picos, com a procissão de Bom Jesus dos Passos nas três paróquias da cidade. O momento reuniu milhares de fiéis pelas ruas de Picos.

A tradicional procissão com as imagens de Nossa Senhora das Dores, Bom Jesus dos Passos e a Cruz marcaram início da Semana Santa em Picos. A imagem de Nossa Senhora das Dores saiu em procissão da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no bairro Canto da Várzea até a Catedral.  Já a Cruz saiu em procissão da Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Junco com o destino a Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. Enquanto a imagem de Bom Jesus dos Passos saiu da Igreja de São José Operário, no bairro São José até a Catedral de Picos.

A imagem de Bom Jesus dos Passos e a Cruz se encontraram em frente a Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, onde logo em seguida seguiram juntas para o encontro com a imagem de Nossa Senhora das Dores. As duas imagens se encontraram com a Cruz no adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, onde aconteceu a Santa Missa com a participação de milhares de fiéis.

O Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, falou da importância da procissão para a comunidade católica picoense e destacou que o momento serve para relembrar o sofrimento de Jesus diante da sua paixão e morte.

“A Sexta-feira de Passos retrata o que vai ser a Semana Santa, uma semana de muita oração e meditação relembrando o sofrimento de Jesus na sua paixão e morte, então o povo que segue os passos de Jesus desde a infância, a partir da catequese, tem essa intenção de participar e de não perder por nada”, disse.

Dom Plínio José ainda ressaltou que o pátio ao lado da Catedral de Picos sempre lota no dia da Procissão de Passos.

“Todos os anos temos uma multidão de fiéis participando, devido à pandemia do novo coronavírus ficamos sem realizar dois anos, mas desde o ano passado que retomamos a procissão com uma grande multidão. São três procissões vindo de três partes da Diocese de Picos, e que geralmente acaba lotando o pátio do lado da Catedral de Picos”, destacou.

Com uma pedra na cabeça e descalça, uma pagadora de promessa, Ana Maria dos Santos, disse que participa todos os anos da procissão após ter alcançada uma graça.

“Eu participo todos anos, e sempre trago minha água, velas, fósforo e venho com pedra na cabeça e de pé descalço, sendo que todos os anos venho assim. Fiz uma promessa e consegui a graça, então todo ano eu venho pagar minha promessa. Estou muito feliz”, concluiu.

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *