Defesa Civil lança projeto ‘Picos Resiliente’ no município

Defesa Civil lança projeto ‘Picos Resiliente’ no município

Fotos: Wesley Monteiro /

No início da noite desta sexta-feira, 25 de agosto, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SEDEC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Picos, realizou a solenidade de abertura do evento “Picos Resiliente”, que tem como principal objetivo ações integradas da Defesa Civil, voltadas para a gestão das políticas de monitoramento e prevenção de riscos e desastres. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Picos.

O prefeito municipal de Picos, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano, esteve presente na solenidade de abertura do evento e falou sobre a importância da parceria entre o município e o Estado para combater desastres na região.

“Tudo que for de bom para Picos, o município tem que estar de portas abertas para receber. A Defesa Civil de Picos deve contar com um plano de ações de combate a desastres devido ser uma cidade que possui áreas de grandes riscos, por exemplo, a cidade é em cima de morros. Então, a Defesa Civil deve estar bem equipada e interligada com a Defesa Civil do Estado para na hora de uma emergência contar com um socorro o mais rápido possível”, destacou.

Prefeito Municipal de Picos, Gil Paraibano. Foto: Wesley Monteiro

De acordo com o secretário de Defesa Civil do município, João Araújo, durante todo o dia foi realizado os cadastros de carros pipas para ajudar no abastecimento de água nas comunidades da zona rural de Picos, e agora a Prefeitura de Picos conta com todo o suporte necessário da Defesa Civil do Estado através do projeto Picos Resiliente.

“Na verdade, são dois eventos em um só. Passamos o dia hoje fazendo cadastros de caminhões pipas para retornarmos o abastecimento de água na zona rural do nosso município, e isso foi bastante importante para nós. Já estamos com os carros cadastros, e a próxima etapa é começar os cadastros das famílias que precisam, então isso vai ajudar o nosso município porque somos nós que colocamos água com os caminhões do município, mas agora temos uma parceria com a Defesa Civil do Estado. O outro ponto abordado é a parceria que foi feita hoje com 28 cidades do Vale do Guaribas, sendo que é a Secretaria de Defesa Civil do Estado dando suporte para essas cidades”, frisou.

Secretário de Defesa Civil de Picos, João Araújo. Foto: Wesley Monteiro

O climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, destacou a importância que a cidade de Picos tem para ser o município modelo do projeto piloto, devido a sua localização geográfica e caraterísticas particulares que só o município possui.

“Picos, além da localização estratégica, um município encravado no semiárido, tem uma caraterística sui generis, que o diferencia dos demais municípios do Estado do Piauí. Aqui temos o problema relativo à estiagem, a seca, questão hídrica, mas nós temos também durante o período chuvoso situações de alargamentos, inundações, enxurradas, enfim, um combo de risco, então diante dessa caraterística muito particular do município de Picos, nós resolvermos fazer uma pilotagem, ou seja, escolher Picos para a instalação de um plano de programa que a Defesa Civil está desenvolvendo para aumentar a resiliência”, comentou

Diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa. Foto: Wesley Monteiro

O deputado estadual, Nerinho, também participou do lançamento do projeto e parabenizou a toda equipe da SEDEC pelo trabalho desenvolvido em todo o Estado

“Em primeiro lugar gostaria de parabenizar toda a equipe de Defesa Civil, juntamente com a Defesa Civil de Picos, que tiveram essa iniciativa. A Defesa Civil trabalha em vários campos, sendo a principal a prevenção. Temos a parte hídrica, a parte dos caminhões pipas, mas a parte principal que eu acho é da prevenção, então parabéns a Prefeitura Municipal de Picos que teve a iniciativa de fazer essa parceria com a Defesa Civil do Estado”, disse.

Deputado estadual, Nerinho. Foto: Wesley Monteiro

Picos Resiliente

O projeto “Picos Resiliente” está dividido em quatro eixos, sendo eles: o institucional, comunitário, educacional e prevenção e resposta. Na parte do institucional, o programa visa fortalecer o Comdecs na microrregião e para adaptação de ações no município. Já no quesito comunitário, será a parte de política do engajamento comunitário com a formação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECS). Na parte educacional, o programa vai criar uma política de educação para redução de riscos (ERRD), com o lançamento do programa Defesa Civil na Escola, onde duas escolas municipais e uma da rede privada serão inseridas em área de risco. Enquanto o eixo de prevenção e resposta será uma política de monitoramento de risco no município.

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *