29º Grito dos Excluídos e Excluídas acontece em Picos

29º Grito dos Excluídos e Excluídas acontece em Picos

Fotos: Wesley Monteiro /

Com o tema: “Vida em primeiro lugar: você tem fome e sede de quê?”, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 06 de setembro, o 29º Grito dos Excluídos e Excluídas, em Picos. O momento contou com a participação de membros de pastorais sociais e instituições.

O principal objetivo do Grito dos Excluídos e Excluídas é conscientizar a população sobre a importância de criar espaços de formação, debates e reflexões sobre a inclusão de grupos e comunidades excluídos de políticas públicas.

A programação teve inicio às 07h00, com uma missa na Igrejinha Sagrado Coração de Jesus, que foi presidida pelo Bispo Dom Plínio José Luz da Silva, e contou com a participação dos padres Marcos Roberto, Pio Feitosa, Feliciano Dias e Francisco Pereira Borges.

Após a missa, os manifestantes seguiram caminhada por algumas ruas da cidade com destino a sede da Câmara Municipal de Picos, onde aconteceu uma audiência pública, momento que foi discutido propostas sobre inclusão social e garantia dos direitos das pessoas.

O Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José, falou sobre a importância do momento para a população que não tem acesso aos direitos sociais.

"Nós precisamos respaldar o nosso irmão, a nossa irmã que não goza dos seus direitos sociais, então é um momento de unirmos as forças para mostrar para a sociedade que esta é uma realidade sofrida, pois apesar de ficar na indiferença, isso causa sofrimento, causa exclusão, tem muitas pessoas que vivem em situação sub-humana e só eles não teriam condições de mostrar para a sociedade. Então, unimos as forças sociais, especialmente a igreja, levando voz a comunidade e esperamos que as pessoas se toquem", destacou.

O coordenador das Pastorais Sociais da Diocese de Picos, Pe. Marcos Roberto Vieira, disse que a grande novidade do Grito dos Excluídos e Excluídas este ano foi a audiência pública.

"O 29º Grito dos Excluídos foi finalizado na Câmara Municipal, onde as pessoas, que representaram seus bairros e entidades, apresentaram as demandas de cada realidade diante das autoridades. As autoridades foram convidadas para ouvir o apelo da população sobre a necessidade de políticas públicas para as comunidades", disse.

 

Veja mais fotos! 

 

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *