Projeto ‘Defesa Civil na Escola’ é lançado em Picos

Projeto ‘Defesa Civil na Escola’ é lançado em Picos

Foto: Wesley Monteiro /

Na manhã desta quarta-feira, 11 de outubro, aconteceu o lançamento oficial do projeto “Defesa Civil na Escola”, que tem como principal objetivo desenvolver de forma transversal as temáticas de proteção e defesa civil nas escolas. O evento de lançamento aconteceu na Escola Municipal Justino Luz, no bairro Bomba, em Picos.

O projeto pertence a Secretaria de Estado de Defesa Civil, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Picos e da Secretaria de Defesa Civil do município.

O secretário de Defesa Civil de Picos, João Araújo, falou sobre a importância do projeto para o município.

“É um projeto de suma importância, pois é a integração da disciplina de Defesa Civil nas escolas, onde os nossos alunos vão estudar sobre prevenção de acidentes. A Defesa Civil trabalha com prevenção, ou seja, a partir do momento que os alunos começam a estudar sobre essa disciplina, eu acredito muito que ao longo do tempo eles vão aprender a se defender de algum perigo, como incêndios, desabamentos, entre outros perigos”, comentou.

O climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, explicou sobre o projeto da Defesa Civil na Escola e disse que Picos será destaque por apoiar um projeto piloto em todo o Estado.

“O programa é uma capacitação de professores do ensino fundamental de três escolas picoenses, sendo uma da rede privada, que é o Instituto Monsenhor Hipólito, e duas da rede municipal, onde vão receber capacitação com trilhas informativas, que vão tratar sobre a história da Defesa Civil, a percepção de risco, dos objetivos de desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, primeiros socorros, ou seja, é um conjunto de conhecimentos importantes que eles vão aplicar no dia a dia, na estrutura curricular e nas aulas”, disse.

O professor Werton Costa ainda falou sobre as etapas do projeto e ressaltou que a equipe da Defesa Civil do Estado voltará no final do primeiro semestre de 2024 para prestigiar a culminância do projeto.

“São dois meses de formação, quatro meses de aplicação desses conhecimentos junto com as crianças, voltaremos no final do primeiro semestre de 2024 para participar da culminância. Na culminância, os alunos apresentam um projeto ou um produto que tem um impacto sobre o entorno da comunidade na escola, certificamos os professores, certificamos os alunos, onde cinco alunos da escola recebem o colete laranja da Defesa Civil, momento que eles serão multiplicadores dentro da escola”, frisou.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *