Jovens do Povoado Torrões se destacam no atletismo

Jovens do Povoado Torrões se destacam no atletismo

Lielson Sousa com seu técnico Túlio Moura / Foto: Reprodução WhatsApp

Os atletas do Projeto Semear participaram recentemente dos Jogos Escolares Piauienses e se destacaram mais uma vez, vindo para Picos com sete medalhas e com duas vagas para a competição nacional.

Os jovens já se preparam para o Campeonato Brasileiro sub-16, que será em João Pessoa, no mês de outubro. Além da preparação física, os atletas e o diretor pensam em formas de arrecadar dinheiro para custear a viagem. A meta é levar no mínimo 12 atletas para o estado paraibano.

Mas antes disso, teremos o atleta Lielson Sousa e Yara Carla no Campeonato Brasileiro sub-23, que ocorrerá em Bragança Paulista- SP, do dia 16 a 18 de agosto. Esses atletas treinam em média 2h ou mais por dia, dependendo do treinamento.

Lielson Sousa é treinado por Túlio Moura, atleta e técnico do salto triplo, coordenador do Núcleo de alto rendimento de São Paulo. O jovem piauiense é recordista do salto triplo no estado, melhor atleta do Piauí e o nono melhor do Brasil.

De 2021 a 2023, o projeto recebe recurso federal, por meio de um chamado público da CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo). Em 2024, recebeu um valor mensal que segue até março de 2025. A quantidade serve para levar os atletas às competições, comprar suplementos, materiais de treino, lanches, uniformes. Mas não é suficiente contratar alguns profissionais, tais como: RH, professores, auxiliar administrativo, área da comunicação.

Apesar dos bons desempenhos, os atletas sofrem com a falta de competição dentro do estado, a federação do Piauí está há três anos sem funcionar, por isso, os atletas vão competir em outros estados. Outro fator é o local de treinamento, que acontece no Povoado Torrões, eles treinam na praça, na quadra esportiva (incabada), em terrenos. Não treinam em boas condições, mas a vontade de competir, fazer o que gosta e talvez sobreviver, o desejo de vencer é maior que as mais condições.  

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *