Segurança implementa BO Integrado que permite registro de ocorrências em qualquer unidade policial

Segurança implementa BO Integrado que permite registro de ocorrências em qualquer unidade policial

Diretor de Inteligência da SSP-PI / Foto: Ascom (SSP)

O Boletim de Ocorrência (BO) Integrado foi implementado nas três forças de segurança do estado, permitindo que o registro de ocorrências seja realizado por qualquer uma delas - Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí. A integração do sistema começou a ser operacionalizada nessa segunda-feira (12), possibilitando que as informações registradas em um BO possam ser acessadas e complementadas por todas as forças envolvidas, facilitando a continuidade do processo desde a ocorrência até sua resolução.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, essa é mais uma etapa rumo à modernização e integração das forças de segurança. "Estamos investindo em soluções tecnológicas que prometem transformar o sistema de segurança. A partir de hoje, os policiais contarão com a integração da interoperabilidade PPE-PJe, CAD 3.0 e BO Integrado, o que vai reduzir o tempo de registro e processamento das ocorrências", explicou o gestor.

Anteriormente, os três sistemas (PPE-PJe, CAD 3.0 e BO Integrado) funcionavam de forma independente, o que dificultava o registro de ocorrências. A partir de agora, todas as informações recebidas pelo 190 serão automaticamente transferidas para esse sistema único utilizado pelas polícias Civil e Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar no pronto atendimento. "Todas as informações de uma ocorrência serão registradas em um só local, acelerando tanto a resposta às ocorrências quanto o acompanhamento dos BOs pelo cidadão. Este processo integrado abrange desde a lavratura do BO pelas forças de segurança até a fase de inquérito e, posteriormente, o processo judicial, proporcionando um fluxo integrado, efetivo e eficaz, melhorando o atendimento ao cidadão", explicou o diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery.

O Piauí é um dos primeiros estados no Brasil a implementar, de forma integrada, o fluxo completo que vai desde o primeiro atendimento até a transformação do caso em processo judicial, utilizando as soluções do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

"Esta iniciativa coloca o Piauí na vanguarda da modernização e integração tecnológica no âmbito da segurança pública, proporcionando um atendimento mais rápido e eficiente à população, além de um processo judicial mais ágil. Essas medidas representam um avanço significativo na eficácia e na rapidez com que os policiais podem atuar, resultando em benefícios diretos para a segurança da população e na celeridade dos procedimentos judiciais", completou o delegado.

Adoção do CAD 3.0 - Central de Atendimento e Despacho

As Forças de Segurança adotaram o Sistema de Central de Atendimento e Despacho (CAD) 3.0. Este sistema unificado permite que chamadas de emergência e ocorrências sejam gerenciadas de forma centralizada e eficiente, melhorando a coordenação entre a Polícia Militar (PM-PI), Polícia Civil (PC-PI) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMEPI). Com a adoção do CAD, espera-se um aumento na rapidez e precisão das respostas às emergências e incidentes registrados.

Interoperabilidade entre PPE e PJe

Desde outubro de 2023, o estado do Piauí iniciou a integração tecnológica entre o Procedimento Policial Eletrônico (PPE) e o Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Essa interoperabilidade reduz significativamente o tempo necessário para o envio de procedimentos policiais ao Judiciário, tornando o fluxo de informações mais rápido e eficiente. Este é o marco inicial de um projeto mais amplo que visa agilizar o acesso à justiça e melhorar a eficácia no atendimento ao cidadão.

Fonte: Governo do Piauí

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