Mestra em educação picoense Jane Bezerra defende sua tese de doutorado sobre docentes piauienses
Historiadora em educação Jane Bezerra de Sousa /
<div>A mestre em educação picoense Jane Bezerra de Sousa defenderá sua tese de doutorando no mês de dezembro deste ano, na Universidade Federal de Uberlândia – MG. Sua tese a ser defendida tem como titulo “Ser e fazer-se professor no Piauí no século XX: A Historia de vida de Neivinha Santos”.</div>
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<p>Segundo a doutoranda em educação sua tese tem como ponto de partida a história de vida da professora normalista Nevinha Santos, que escreveu suas memórias em caderno de anotações e as publicou em forma de artigos no Jornal Meio Norte, de Teresina-PI, com o objetivo de investigar a vida profissional do professor piauiense durante o século XX.</p>
<p>Sua tese se baseia em quinze textos que abordam temas ligados à educação, à política e à escrita de si mesmo, escritos por Nevinha Santos. Outras fontes foram utilizadas e cruzadas com as memórias de Nevinha, como entrevistas de ex-alunos, familiares e contemporâneos, bem como mensagens governamentais e discursos da imprensa, com o intuito de conhecer as possibilidades históricas, sociais e culturais que permitiram compreender o sentido da função de ser professor no Piauí do século XX.</p>
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<p>A pesquisadora parte da história de vida da professora Nevinha Santos, para definir o recorte cronológico e a estrutura de sua tese, que se constitui em três fases, partindo das seguintes questões: Por que valorizava ser professora primária? Por que, ao final de sua vida, se surpreendia com a maneira de o Estado em tratar os professores? Por que se indignava ao ler notícias de jornais sobre professores com salários atrasados e na luta por melhorá-los?.</p>
<p>Diante dos questionamentos a doutoranda definiu os seguintes momentos: o primeiro, de <st1 productid="1922 a" metricconverter="" w="" st="on"></st1>1922 a 1928, é o período em que a professora estudou e se formou na Escola Normal de Teresina; o segundo, de <st1 productid="1929 a" metricconverter="" w="" st="on"></st1>1929 a 1957, diz respeito a sua experiência no magistério como professora e diretora do Grupo Escolar Coelho Rodrigues, bem como a sua atuação como primeira dama da cidade de Picos, PI durante o Estado Novo; o terceiro, de <st1 productid="1957 a" metricconverter="" w="" st="on"></st1>1957 a 1997, é a época final de sua carreira e de dedicação à escrita das memórias.</p>
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<p>Segundo a autora da tese a análise desses períodos possibilitou a compreensão de que, no primeiro momento, ser professor tinha significado associado a missão, vocação, sacerdócio, tendo-se a normalista como símbolo de um profissional competente cuja tarefa primordial era salvar os indivíduos do analfabetismo.</p>
<p>No segundo momento, o professor é concebido como representante da disciplina, civismo e amor à pátria, tornando-se disseminador das ideias do Estado novo, período de um governo que se apega às ideias de abnegação e amor à profissão para manter professores em salas de aulas com condições péssimas de trabalho.</p>
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<p>Na terceira fase, a proletarização da profissão impulsionou a formação dos sindicatos e a luta pela profissionalização, que garantiria um estatuto respeitoso, melhores rendimentos e autonomia profissional.</p>
<p>A análise da pesquisa tem principalmente como referencial teórico-metodológico a Nova História, por esta possibilitar o conhecimento do cotidiano e dos microtemas, concentrando atenção nas percepções de história de vida, história oral e memória, tendo como teóricos Halbwachs, Le Goff, Certeau, Perrot, Mignot, Goodson, Nóvoa, Ricoeur, Ansart, Josso, Meihy, dentre outros, possibilitando múltiplos diálogos. Para concepção de experiência abordada no trabalho, também contribuiu teoricamente Kant e Thompson.</p>
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<p>Conforme Jane Bezerra a tese tem sua relevância para a profissão docente por oportunizar e compartilhar as experiências de uma professora e dessa forma promover reflexões que elevem o grau de importância, competência e respeito ao magistério.</p>
<p><strong>Perfil </strong></p>
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<div>Jane Bezerra de Sousa é doutoranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2005). Cocluído em dezembro de 2005, a dissertação com título, Picos e a consolidação de sua rede escolar, orientação do Professor Dr. Antonio de Pádua Carvalho Lopes. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Piauí . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação</div>
Pedro José da Luz Neto
Portado em 17/11/2009 às 21:09:15
Valeu