Exportações picoenses crescem 58% em janeiro

Exportações picoenses crescem 58% em janeiro

Ao todo a cidade vendeu ao exterior US$ 168,6 mil em produtos / Ilustração

<div style="text-align: left; line-height: 15.6pt; margin: 0cm 0cm 10pt" align="left"><span style="color: #666666; font-size: 10pt"> <div style="text-align: left; line-height: normal; margin: 0cm 0cm 10pt" align="left"><span style="color: #666666; font-size: 10pt"> <div align="left"> <p>Impulsionadas pelo mel, as exporta&ccedil;&otilde;es picoenses cresceram 5,38% em janeiro de 2010 em rela&ccedil;&atilde;o ao mesmo per&iacute;odo de 2009. Ao todo a cidade vendeu ao exterior US$ 168,6 mil em produtos. Apesar do crescimento, a pauta de exporta&ccedil;&otilde;es de Picos se concentra apenas em dois produtos de utiliza&ccedil;&atilde;o primaria: o mel e a cera vegetal.</p> <p>Embora o resultado demonstre a crescente expans&atilde;o do mercado picoense &nbsp;ainda h&aacute; muito o que evoluir. Com os resultados obtidos no primeiro m&ecirc;s do ano os n&uacute;meros das exporta&ccedil;&otilde;es em Picos ficaram apenas em quinto lugar no Estado. No acumulado do ano passado as exporta&ccedil;&otilde;es picoenses foram superadas por sete cidades do Piau&iacute;.</p> </div> <div align="left">A falta de diversidade nos produtos picoenses &eacute; um dos fatores que impossibilita o crescimento das exporta&ccedil;&otilde;es. O principal produto de exporta&ccedil;&atilde;o de Picos, o mel, rendeu as empresas exportadoras US$ 93.297, enquanto as exporta&ccedil;&otilde;es da cera vegetal acumularam US$ 75.381.</div> <div align="left"> <p>Os produtos picoenses exportados em janeiro tiveram como destino os Estados Unidos.</p> <strong> <div style="text-align: justify; line-height: normal; margin: 0cm 0cm 10pt"><strong><span style="color: red; font-size: 10pt">Estado: </span></strong></div> </strong></div> <div> <p>As exporta&ccedil;&otilde;es do Piau&iacute; cresceram 3% em janeiro de 2010 na compara&ccedil;&atilde;o com o mesmo per&iacute;odo do ano passado. Ao todo,o Estado vendeu ao exterior US$ 5,913 milh&otilde;es em produtos, especialmente artigos vegetais e minerais. Apesar do crescimento, a pauta de exporta&ccedil;&otilde;es do Piau&iacute; ainda &eacute; eminentemente composta por mat&eacute;ria-prima a ser utilizada em ind&uacute;strias do exterior.<br /> <br /> Segundo dados do Minist&eacute;rio da Ind&uacute;stria e Com&eacute;rcio Exterior, apenas o munic&iacute;pio de Parna&iacute;ba foi respons&aacute;vel por comercializar US$1,464 mil no m&ecirc;s de janeiro(24,7% do total), sendo o campe&atilde;o em exporta&ccedil;&otilde;es no Estado no primeiro m&ecirc;s de 2010.</p> <p>Esse desempenho &eacute; resultado especialmente da venda de pilocarpina, um extrato vegetal utilizado em grande escala pela ind&uacute;stria qu&iacute;mica e farmac&ecirc;utica (como para a confec&ccedil;&atilde;o de cosm&eacute;ticose col&iacute;rios).<br /> <br /> Em janeiro de 2009, Parna&iacute;ba era apenas o terceiro munic&iacute;pio dentre os maiores exportadores do Piau&iacute;. Neste primeiro m&ecirc;s de 2010, seguem Parna&iacute;ba os munic&iacute;pios de Campo Maior, que somou US$ 1,338 milh&atilde;o, em exporta&ccedil;&otilde;es,e Teresina, com um total de US$ 1,338 milh&atilde;o comercializados no exterior.<br /> <br /> Em rela&ccedil;&atilde;o aos produtos,ao mais vendidos em janeiro de 2010 para outros pa&iacute;ses s&atilde;o ceras vegetais (US$ 3,6 milh&otilde;es);<br /> pilocarpina (US$ 1,4milh&atilde;o); algod&atilde;o (US$ 372mil); mel natural (US$ 140mil); castanha-de-caju (US$119 mil); quartzitos (US$ 109mil). Tamb&eacute;m t&ecirc;m destaque na balan&ccedil;a comercial piauiense a comercializa&ccedil;&atilde;o de pedras,couros e farinha.<br /> <br /> Os principais mercados consumidores do Piau&iacute; no exterior foram Estados Unidos(US$ 1,897 milh&atilde;o), a Alemanha (US$ 1,364 milh&atilde;o) e o Jap&atilde;o (US$ 1,035 milh&atilde;o).</p> </div> <div><strong> <div style="text-align: justify; line-height: normal; margin: 0cm 0cm 10pt"><strong><span style="color: red; font-size: 10pt">Brasil: </span></strong></div> </strong> <p>Em todo o Pa&iacute;s, 18 unidades da federa&ccedil;&atilde;o registraram alta, o que&nbsp;proporcionou um desempenho 21,3% superior.&nbsp;No Nordeste, as exporta&ccedil;&otilde;es chegaram a US$ 1,3 bilh&atilde;o, 47,8% maior. O destaque na regi&atilde;o&nbsp;foi a Bahia, que brincar&aacute; o carnaval com um volume de vendas&nbsp;no in&iacute;cio do ano de US$ 809 milh&otilde;es, resultado&nbsp;106,3% superior&nbsp;a janeiro de 2009.&nbsp;</p> </div> <div>Os principais exportadores da regi&atilde;o foram, na seq&uuml;&ecirc;ncia, Pernambuco (US$ 156,074 milh&otilde;es; crescimento de 75,5%), Cear&aacute; (US$ 100,764 milh&otilde;es; + 20%), Para&iacute;ba (US$ 15,607 milh&otilde;es; + 8,37%), Piau&iacute; (US$ 5,912 milh&otilde;es; +&nbsp;3%) e Sergipe (US$ 4,011 milh&otilde;es; + 33,1%). As vendas internacionais ca&iacute;ram no Maranh&atilde;o (- 47,7%), Rio Grande do Norte (- 13,7%) e Alagoas (- 3,95%). Fora do Nordeste, o maior destaque em janeiro foi o Tocantins, com aumento de 388,9% nas suas vendas para o exterior. Elas passaram de US$ 1,617 milh&otilde;es em janeiro de 2009 para US$ 7,909 milh&otilde;es em janeiro de 2010.</div> </span></div> </span></div>
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