"A pandemia pegou todo mundo de surpresa", diz empresário Josely de Lima Oliveira

Empresário Josely de Lima / Foto: Aurilene Lima

A pandemia do novo coronavírus surgiu causando transtornos nos quatro cantos do mundo. Imediatamente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o uso de máscaras, a higienização das mãos frequentemente, e o distanciamento social como forma de evitar a proliferação do vírus. Com a recomendação do distanciamento social, os empresários foram comunicados que teriam de fechar as portas dos seus estabelecimentos por um tempo determinado, para evitar aglomerações.

Dias depois, os proprietários começaram a sentir no bolso o peso das portas fechadas, sem o caixa da empresa girar, a economia do país parou. Mas mesmo assim tinha que pagar os colaboradores no final do mês. Infelizmente, alguns empresários começaram a demissão dos seus funcionários.

Mas alguns sempre fizeram planejamentos para saber driblar uma crise. Foi o caso do empresário Josely de Lima Oliveira, conhecido popularmente como “Zomin”, proprietário de algumas empresas na cidade de Picos.

O Jornal de Picos procurou o empresário para saber como ele conseguiu superar esse momento tão difícil que os empreendedores estão enfrentando. Josely de Lima explicou que sempre deve haver um fluxo de caixa.

“A gente nunca pensa de acontecer uma pandemia como aconteceu, foi uma questão que pegou todo mundo de surpresa. Mas o empresário que se preza, ele sempre trabalha com cautela, sempre tem que ter o seu fluxo de caixa”, diz Josely de Lima Oliveira.

Segundo o empresário Josely, foi muito difícil ter que fechar as portas de alguns dos seus estabelecimentos no início da pandemia. Mas com uma preparação financeira conseguiu se reerguer. “A gente nunca pensa em fechar uma loja dois ou três meses. Mas a gente estava preparada financeiramente”, frisou o empresário.

Com casa de peças, loja de material de construção, posto de combustível, construtora e transportadora, Josely de Lima afirmou não ter demitido nenhum dos seus colaboradores.

De acordo com o empreendedor, as vendas subiram 15% depois que reabriu o comércio. Ele também afirmou que a internet foi uma grande aliada nas vendas. “A internet foi muito importante, de lá você consegue oferecer os seus produtos nas plataformas, e a gente conseguiu vender e entregar alguns produtos”, esclareceu.

Fotos: Aurilene Lima 

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