Ex-prefeito de Picos morre vítima da Covid-19 no Maranhão

Ex-prefeito de Picos morre vítima da Covid-19 no Maranhão

Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues, conhecido por Chico de Júlio / Foto: GP1

O ex-prefeito de Picos, Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues, conhecido por Chico de Júlio, faleceu neste sábado (03), aos 80 anos, vítima da Covid-19, na cidade de Riachão (MA). O seu irmão José Bezerra Rodrigues, faleceu ontem (02), em Salvador (BA).

Chico de Júlio ficou bastante conhecido no ramo da politica piauiense desde jovem, onde aos 18 anos se candidatou a vereador na cidade, e foi eleito como o mais jovem. Logo depois foi presidente da Câmara Municipal. Em seguida foi eleito vice-prefeito de Picos, na chapa majoritária de Oscar Eulálio, onde naquela época foi sucedido ao cargo de prefeito.

Ele ainda foi um poderoso assessor do prefeito na gestão de Valdemar Rodrigues de Sousa Martins, mas no final dessa gestão, acabou mudando para o município de Riachão, no Estado do Maranhão, onde faleceu neste sábado.

Ainda em Picos, como vereador fez a saudação ao presidente Juscelino Kubstchek em visita ao Piauí naquela época. Tinha um talento nato para a oratória. Era membro da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP, e de várias academias regionais no Maranhão.

Mas Chico de Júlio não parou na carreira política quando mudou de Estado, muito pelo ao contrário, foi eleito duas vezes como prefeito de Riachão e, ainda, conseguiu eleger a mulher e o filho para o mesmo cargo. Logo depois foi eleito deputado estadual e presidente de estatal maranhense.

O grande gestor era boêmio, compadre de Valdick Soriano e de cantores como Nelson Gonçalves, onde teve composições gravadas que foram sucesso nacional. Era muito dinâmico. Publicou uma novela, Tião da Tresidela; e o livro de poemas, Noturno. Prestou relevantes serviços ao MDB na resistência ao Regime Militar.

Compartilhe:

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *